VE
c

A BÍBLIA SAGRADA


A Bíblia

          A Bíblia, não é apenas um livro, mas sim, uma verdadeira biblioteca.  É composta de 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Algumas Bíblias protestantes, contêm apenas 66 livros no total, faltando assim 7 livros.  Esses livros faltantes (do Antigo Testamento), são os seguintes: Tobias, Judite, Macabeus (2 livros), Sapienciais (2 livros), e um livro profético chamado Baruc.


          O livro de Tobias, trata de ensinamentos básicos, como a ação de Deus em nossa vida, a prática da caridade, do amor à família, e assuntos semelhantes.  O livro de Judite, conta a história de uma mulher rica que ficou viúva  e nunca mais teve um varão.  Praticou a castidade e a bondade, que são a base dos ensinamentos desse livro.

          Macabeus, é o nome de um povo, um exército rebelde judeu, que lutava pela religião judaica. Sapienciais, falam da sabedoria dos homens e da experiência do amor de Deus na vida da comunidade.  Esses livros contêm orações, cânticos e poesias, escritos e vividos à luz da fé.  Baruc, era discípulo de um profeta chamado Jeremias, e por isso escreveu sobre os oráculos do seu mestre para o povo judeu.

          Com relação a estes livros citados, existem discordâncias entre os católicos e protestantes.  Estes livros são conhecidos como "apócrifos", ou seja, suspeitos ou falsos, e por isso a sua reprovação polêmica.  Mas, efetivamente, não há no Novo Testamento, citações de rejeição por parte de Jesus ou seus apóstolos, quando se referiam às escrituras antigas.  Além disso esses livros de compleição espiritual, são de leitura inspiradora, e fazem bem à nossa busca espiritual.

          Depois desta breve introdução, vamos abordar este tema (a Bíblia Sagrada), de uma forma mais ilustrativa e prática.  Me recordo de um padre, chamado Francisco de Paula, professor de religião em Passa Quatro-Mg, no Ginásio São Miguel, educandário católico dirigido por padres da Congregação Belo Ramo. - O padre Francisco, natural de Itamonte-Mg, foi ordenado padre em Passa Quatro-Mg.

          Esse professor, dizia o seguinte, numa de suas aulas em que eu era seu aluno: ...Que a Bíblia, tem resposta para todo e qualquer assunto ou problema que possa envolver a nossa vida.  É um livro maravilhoso, inspirado por Deus, e portanto, podemos sempre recorrer à sua sabedoria.

          O Pe. Francisco ensinava com paciência e amor, e tinha sempre uma resposta baseada nos ensinamentos bíblicos, a qualquer pergunta que nós, alunos lhe dirigíamos.  Mas isto já faz algum tempo (1964-1965), e nessa época os alunos desse Educandário Católico estudavam religião como matéria obrigatória, e portanto não assimilavam esses ensinamentos com o fervor religioso devido.

          Certa vez, mantive uma conversa amistosa em particular com o Pe. Francisco, e nessa oportunidade lhe fiz algumas perguntas religiosas.  Não me lembro exatamente como formulei minhas perguntas, mas foi sobre as guerras, mortes e destruição que tanto falava a Bíblia (no Antigo Testamento), e guardo na lembrança uma de suas respostas, ou explicações.  Ele me esclareceu o seguinte:

          Que a Bíblia, conta muitas estórias falando de inimigos, como se fossem verdadeiros guerreiros que atormentavam a um povo.  Mas, ele esclareceu que esses inimigos nos atormentam até hoje;  são nossos pensamentos negativos, nossos temores e nossos pecados.  Então, a Bíblia conta estórias que não aconteceram de fato; são parábolas, códigos, que precisamos conhecer.  Precisamos conhecer melhor a Bíblia, à luz de uma mentalidade aberta, e se possível, à luz de um bom orientador como o Pe. Francisco de Paula.

          De fato, a Bíblia nos dá respostas.  Certo dia, numa reflexão, eu pensava: ... em nossa vida acontecem coisas.  Às vezes, dizemos: - que sorte!  Ou ainda: - que azar!  Ora, sorte ou azar só acontece quando estamos jogando (baralho, dominó, etc).  Mas a nossa vida não é um jogo, e baseado nos ensinamentos bíblicos e do Pe. Francisco, os acontecimentos da nossa vida são consequências dos nossos próprios atos, ou seja, das escolhas que fazemos, dos atos que praticamos. 

          Em resumo, também não é fácil obedecer a Deus, como ensinava o Pe. Francisco, exigindo-nos uma conduta muito austera na prática da religião.  Além disso, o mundo moderno nos afasta da religião, da nossa espiritualidade.  Surgem deuses tecnológicos, a modernidade, o fascínio pelo novo, e o homem envereda por esse caminho, negando a sua transcendência.

          A prática da religião, tão solidária nos tempos de outrora, passa a ser coisa de visionários, lunáticos ou alienados.  E mesmo aqueles que se apegam numa prática unicamente do Evangelho, mas com fanatismo, ou às vezes até mal intencionados, em proveito próprio, não entendem a verdade das escrituras.  Mas a Bíblia também traz uma profecia apocaliptica.  Parece que uma situação "muito antiga", há de se repetir, pois os ciclos cósmicos do Universo assim procedem, ou funcionam.

          (Isaias 9.1) - O profeta Isaias dizia que o povo andava nas trevas (ignorância), e que já se haviam conformados com isso.  Mas, Isaias continua: "Essa escuridão não vai durar para sempre.  O povo que esrtá andando na escuridão verá uma grande Luz.  Essa Luz vai iluminar todos que vivem na sombra da morte.  Deus fará de Israel uma grande nação novamente.  Os judeus viverão alegres como os lavradores quando chega a colheita".

          Essa profecia de Isaias, está no Antigo Testamento, e se referia à vinda de Jesus Cristo.  Muito bem, aconteceu. Jesus veio como previsto, e todos conhecem essa história.  Ocorre que Jesus também prometeu voltar algum dia... dentro agora, da noss história.  Sabemos que a linguagem bíblica é feita de códigos.  É preciso entender o que significam esses códigos. 

          Essa volta de Jesus Cristo, conforme prometido, não significa que ele próprio (Jesus em carne e osso) irá voltar.  Significa, muito provavelmente, que um ciclo cósmico vai se repetir.  Mas não sabemos os detalhes dessa "Boa Nova"  (ou será uma tragédia?). 

          Mas, está tudo codificado na Bíblia; simbolos, acontecimentos, promessas... Estejamos prontos pois, para repetir (mesmo que seja em outro contexto), o que os anjos disseram naquele tempo quando a profecia se cumpriu e Jesus nasceu: "Glória à Deus nas alturas, e Paz na Terra aos homens de Boa vontade!"  (Lucas, 2:10).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM