VE
c

CANÇÃO DE UM HOMEM SÓ


Canção do Vaqueiro

          Realizou-se em Resende-RJ, em 1975, o Primeiro (e único até hoje), Festival da Música Sertaneja.  Eu sempre gostei desse gênero musical, sempre tive amigos violeiros e cantadores. Cito alguns, que foram meus amigos, de uma época já passada: Nonô e Resende,  Salles e Remanso,  Pantanal e Tocantins, Julinho (O Trovador Mineiro) e Renato Baiano.


          A década de 70, foi uma época de ouro da nossa liberdade musical.  Tanto a MPB, músicas internacionais ou sertanejas, prosperaram em suas criações e lançamentos.  A boa música fica eternizada, haja visto que hoje, nesta era moderna (2018), buscamos avidamente por antigos sucessos de todos os tipos.  Portanto, foi nesse clima de outrora, que até hoje eu me sinto feliz por ter vivido e participado de tais eventos, e sem outras pretensões, a não ser o gosto por aquele "happening".

          Mas, voltando ao festival de Resende, eu também resolvi participar, e assim, "bolei" uma letra e música intitulada "Canção de um homem só",  para que um amigo violeiro chamado Renato (vulgo Baiano), fizesse sua apresentação no festival (vejam a sua foto, juntamente com sua esposa e filhos no dia desse festival).

          O Renatinho (era assim que eu o chamava), conseguiu ser premiado em 3º lugar na sua apresentação.  Me senti feliz e satisfeito, pois na verdade, eu não esperava que a minha música fosse vencedora em qualquer pontuação, entre tantos outros concorrentes.

          Posteriormente, outro amigo, violeiro e cantador, chamado Júlio Batista, me pediu permissão para que ele gravasse essa música em disco de vinil, numa produção independente em parceria com outros grupos de violeiros.  Claro que dei permissão, pois esse rapaz também era meu amigo, e eu não tinha qualquer fama nem pretensões nesse sentido. 

          Mas, o Júlio mudou o título da música para "Canção do Vaqueiro" (achou que ficava melhor, e queria dividir uma parceria), e assim, gravou um disco juntamente com uma "trupe" sertaneja: COMPÁDRE SALLES E SEUS VIOLEIROS. (Vejam, na foto abaixo):
Compadre Salles
          Para finalizar, a letra da música (infelizmente não disponho de vídeo ou áudio dessa apresentação).

CANÇÃO DE UM HOMEM SÓ
(letra e música de Guilherme Köhn)

Sozinho em meu rancho,
começo a pensar,
pego a viola
e me ponho a cantar.

São versos que faço
falando de amor,
são os sentimentos
de um trovador.

As recordações
me fazem chorar,
não tenho ninguém,
eu vivo a sonhar.

Amor entristece, 
o meu coração
o que me consola
é a minha canção.

E nesta lembrança,
recordo o passado, 
na vaga esperança
de ser consolado.

E nesta lembrança,
buscando o passado
eu guardo a esperança
de alguém a meu lado.

       ... /// ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM