VE
c

A ESTRELA DE DAVI


Judaismo

          A Estrela de davi, como todos sabem, é o simbolo do judaísmo, e também está na bandeira de Israel.  Não se sabe exatamente como surgiu, pois a Bíblia não faz nenhuma referência a essa estrela como símbolo.  Algumas lendas antigas, dizem que essa estrela estaria gravada no escudo do Rei Davi.


          Davi, antes de se tornar um Rei, era um pastor de ovelhas, antepassado de Jesus.  A Bíblia (Antigo Testamento), conta aquela estória de Davi e o Gigante Golias.  Quando os filisteus (um povo vizinho dos judeus) atacaram Israel, Davi ficou indignado com a ameaça do gigante Golias, que servia ao exército filisteu, e decidiu lutar contra ele (Samuel, 1, 17:25-26).

Davi e o gigante Golias          Nessa época, o rei de Israel era Saul, que Deu a Davi um escudo para protege-lo.  Mas Davi decidiu levar apenas algumas pedras e sua atiradeira.  Quando o temeroso gigante Golias se defrontou com Davi, de cajado na mão, zombou dele.  Mas Davi, cheio de coragem e fé em Deus, colocou uma pedra em sua atiradeira e atirou contra o gigante.  A pedra certeira atingiu o gigante Golias na cabeça, e este caiu no chão, desmaiado.  Davi pegou a espada de Golias e o decapitou.

          Quando os filisteus viram que Golias estava morto, fugiram e os israelitas os derrotaram.  A partir daí, Davi, antes um simples pastor de ovelhas, agora se tornara um guerreiro famoso.  Mais tarde, ele se tornaria Rei de Israel, com o falecimento do rei Saul.  E assim, pois, consta que essa estrela de 6 pontas estaria gravada no escudo do Rei Davi.

          Segundo a tradição judaica, os soldados do Rei Davi usavam essa estrela em seus escudos para fins de proteção divina.  Dizem também que é um símbolo sagrado que representa o governo de Deus em todas as direções: Norte, Sul, Leste, Oeste, Céu (acima) e Terra (embaixo).

          Esse hexagrama, composto de dois triângulos entrelaçados, é uma figura bonita, e pode ser usado como um simbolismo judeu, ou de Jesus Cristo, ou como símbolo do misticismo, ou da fé, ou ainda como um simples pingente.  Existem pessoas que fazem uma tatuagem usando esse símbolo.

Um exemplo concreto:

          Louis Armstrong, cantor e trompetista americano, muito conhecido pela sua música de grande sucesso, What a Wonderful World, nasceu numa família muito pobre.  Passou a sua juventude na pobreza, num bairro de Nova Orleans.  Seu pai, William Armstrong, abandonou a família quando Louis ainda era criança.  A sua mãe, Mary Albert Armstrong, deixou Louis com sua tia, seu tio e sua avó.

          Ele conseguiu comprar um trompete com dinheiro emprestado de uma família de imigrantes russo-judaica, os Karnofskys, que até o final da sua vida, os considerou como membros da família, visto que cuidaram dele por vários dias e noites, enquanto a mãe trabalhava.  Por essa razão, Louis Armstrong usou uma Estrela de Davi como talismã, pelo resto de sua vida.  "Que Mundo Maravilhoso". (Vejam o seu vídeo):
HINO DE ISRAEL LEGENDADO:

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM