VE
c

NOSSOS IRMÃOS, OS ANIMAIS



Animais

          Os primeiros habitantes da terra foram os animais, há milhões de anos.  O homem surgiu muito depois.  Portanto, entendemos que os animais, assim como os homens, são criaturas de Deus, e todos somos animais, todos somos irmãos, embora em diferentes concepções ou "dimensões".  Os animais também possuem uma inteligência;  diferente da nossa (humanos), mas igualmente dada por Deus, que chamamos de "instinto", mas acho que é muito mais do que isso. 


          Os animais da mesma espécie, têm comportamentos diferentes entre si, têm sentimentos, têm gostos diferentes, e respondem de maneiras diferentes à nossa demonstração de amor por eles, principalmente os animais domésticos.  Estes, até ficam fazendo parte da nossa família, ou pelo menos, são assim considerados por quem gosta dos nossos irmãos, os animais.

          Deus é o princípio de tudo, afinal, não surgimos do nada.  O nada não pode criar coisa alguma.  A Natureza é majestosa e maravilhosa.  Existe um sopro divino em cada ser vivo que existe.  Nenhuma semente de árvore, por exemplo, ou uma simples formiga, pode ser criada em laboratório pelas mãos humanas.  Deus é o princípio de tudo.

          Conheci um senhor, de nome Sebastião, que vivia numa casinha modesta junto ao Parque Nacional de Itatiaia (área protegida pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).  o Sr. Sebastião, no entorno de sua casa, alimentava as aves nativas desse Parque Nacional;  beija-flores, sabiás, bem-te-vis, jacus, saíras, e muitas outras espécies que nem me lembro dos nomes. 

comedouro de pássaros          Este senhor improvisou um comedouro suspenso do chão para os pássaros, e alimentava-os com frutas maduras, alpistes, sementes, etc.  Os jacus, que são uma espécie de tamanho maior, ficavam tranquilamente andando pelo terreiro da casa, como se fossem galinhas domésticas, alimentando-se de milho e outras rações que o Sr. Sebastião comprava para estas aves.

          Os beija-flores, vinham em bandos, beber água açucarada em uma garrafa plástica (de coca-cola litro), que o Sr. Sebastião havia improvisado para estes bichinhos emplumados que pousavam na mão do Sr. Sebastião, perto do bebedouro.  Era bonito, beija-flores de várias qualidades, tamanhos e cores.  Bonito de ver.

          O Sr. Sebastião contava estórias;  que em tempos passados, já tinha sido caçador de bichos do mato (porcos, tatus, etc), mas que em dado momento se deu conta da maldade que praticava contra esses animais e contra a natureza deles, e desde então resolveu abandonar essa prática e cuidar dos animais com todo amor e dedicação. 

São Francisco de Assis          Esta narrativa verídica, do Sr. Sebastião, lembra a estória contada a respeito de São Francisco de Assis, um conhecido religioso que fundou a Ordem dos Frades franciscanos.  Conta a sua história, que ele nasceu na Itália, na cidade de Assis, e cuja família era abastada, mas ele resolveu dedicar-se a uma vida de completa pobreza, e seguir os passos de Jesus Cristo.

          Entre outras estórias desse franciscano, conta-se que as aves se reuniam em torno do Santo homem para ouvir suas palavras.  E assim falava ele com os pássaros:

          "Meus irmãos, vocês devem uma gratidão a Deus, o Criador, porque Ele lhes deu o dom de voar.  Vocês não semeiam, nem ceifam, mas Deus vos alimenta e lhes dá rios e fontes para beber.  Vocês não sabem fiar, e tecer, no entanto, Deus veste vocês e a seus filhotes com o mais suave e gracioso dos vestidos feitos de penas e plumas".

FINALIZANDO, ALGUMAS FRASES DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS:
  • Quando não se tem nada, Deus se torna tudo.
  • Ler a Sagrada Escritura significa pedir o conselho de Cristo.
  • Um único raio de sol é suficiente para afastar todas as sombras.
  • Enche-se de felicidade aquele que vê, sem inveja, a felicidade dos outros
          Como ilustração, um vídeo que comprova o nosso poder de interagir com as aves (ou animais), tal como na estória do Sr. Sebastião e do Santo São Francisco de Assis:


Olha a reação do burro, ao ver a menina que o criou:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM