VE
c

FORMANDOS 1966


Formatura

          PASSA QUATRO-MG.  Eu vou contar uma estória.  Minha e de meus amigos, colegas de classe, como por exemplo, Luiz Fernando, Leonardo Medeiros Terra, Floramante Giglio, Cezar Análio, Waldir Moraes, José Claudio, Benedito Carlos, Antonio da Cunha, Teobaldo Cavalcanti, Luiz Afonso, e vários outros.  Estávamos na 4ª Série do Ginásio: Ginásio São Miguel.  Ano de 1966. Nosso último ano desse curso, para depois seguirmos em frente, cada um com seus sonhos, suas oportunidades ou suas possibilidades.  Nossa turma era de 36 alunos.  Não éramos homogêneos em termos de idade, mas a maioria, creio, na faixa de 16 anos.


          Estávamos todos preocupados e ansiosos para não sermos reprovados nos exames.  A matéria mais temida era matemática, do professor Padre Francisco Darley.  Ainda me lembro do teorena de Pitágoras, onde um enunciado dizia que, em um triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa; ...havia equações do segundo grau para serem resolvidas (x = menos b + raiz quadrada de b2 - 4ac sobre 2a), enfim, muitos se torturavam com esses problemas que "talvez" nunca colocassem em prática na vida, mas era preciso saber, para garantir ^wxito nas provas finais.

          Organizamos um grupinho de estudos em minha casa, na Avenida, em Passa Quatro.  Eu, Luiz Fernando, Leonardo Medeiros, Teobaldo e Chico Nogueira.  Alguém nos emprestou um quadro negro, e improvisamos assim, uma salinha de estudo particular.  Funcionou, pois todos fomos aprovados.

          Mas, vamos retroceder um pouquinho no tempo destes exames, e relembrar os preparativos da nossa formatura do curso ginasial.  A comissão dos formandos era presidida pelos colegas Leonardo Medeiros Terra e Floramante Giglio.  Essa comissão, formada por dois ou três alunos, ficou incumbida de tudo: das fotos, dos convites, da escolha do paraninfo da turma, os locais dos eventos, a contratação de uma orquestra... Uma orquestra?  Claro, não podia faltar o principal! Um baile de formatura!!!  Naquela época, em pleno auge da Jovem Guarda, era imprescindível que houvesse um baile com todo o requinte do momento, e não dispensando uma orquestra.  Mais do que imprescindível, era uma tradição.

          Eu porém tinha um problema, que para mim era preocupante!  Eu tinha 16 anos e ainda não sabia dançar.  Meus colegas todos sabiam.  Eu tinha medo de causar uma decepção, de não dançar a valsa e nem mesmo outras músicas.  Mas, entre colegas, vivíamos um tempo de camaradagem, e sempre ajudávamos uns aos outros.  Assim, a solução para o meu problema foi encontrada pelo meu bom amigo e colega Luiz Fernando!!! - Vamos lá para minha casa!  Minhas irmãs te ensinam os passos para que você aprenda a dançar e não deixe de participar do baile!

          E foi assim que aprendi a dançar não só a belíssima Valsa, como também outros gêneros musicais.  Nunca mais me esqueci desse curso intensivo de dança que me valeu, e me vale muito até hoje.  Minha gratidão ao Luiz Fernando e às suas queridas irmãs.

          Dentre as providências preliminares à formatura, o homenageado escolhido para a nossa turma foi o Dr. Décio, o qual nos patrocinou um coquetel, realizado no salão da Sociedade Recreativa Passaquatrense, ocasião em que tive a oportunidade de estrear meus passos de dança que aprendi com as professoras, irmãs do meu estimado amigo Luiz Fernando.

          A cerimônia da entrega dos diplomas, foi no Cine Regnier (veja foto acima), onde a saudosa Professora Farahide (conhecida como Dona Fafá), fez um belo discurso, enaltecendo a escolha do Dr. Décio, dizendo que nós, os alunos, tivemos a "Sabedoria do Rei Salomão" (suas palavras), em escolher esse conceituado médico da cidade, para ser o paraninfo dos formandos. 

          Nosso baile de Formatura, também foi realizado no salão da Sopciedade Recreativa Passaquatrense, com a orquestra Casino de Sevilla.  Esse foi o primeiro baile da minha vida.  Quero deixar registrada essas lembranças para que possam perdurar por muito tempo e reavivar a nossa memória de "Belos tempos, belos dias" como diz uma música do Roberto Carlos;  "Eu me lembro com saudade o tempo que passou..."  Jovens tardes e muitos dias de alegria, juventude e amizades que perduram até hoje.  Obrigado a todos os nossos saudosos Professores e Professoras dessa época, meus amigos e colegas, e pela ajuda do meu querido amigo Luiz Fernando.
          Sinceramente,  GUILHERME KÖHN.
Orquestra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM