VE
c

CRUZ NA BEIRA DA ESTRADA


estorias das Minas Gerais

           Uma cruz na beira da estrada
           Quem já não viu, principalmente naqueles chamados "caminho da roça", ou seja, à beira de nossas estradas vicinais, pequenas cruzes levantadas, significando que ali, naquele local, houve um sinistro envolvendo a morte de alguém?


          Em Resende-RJ, existem vários lugares onde essas cruzes podem ser vistas, mas foi em regiões de Minas Gerais, meu Estado de origem, que ouvi contar muitas estórias de cruzes nas estradas.  Estórias verdadeiras, místicas, ou simplesmente curiosas, fruto da simplicidade e da boa fé dos nossos velhos "contadores de causos".

          Em Minas, diz-se por exemplo, que "caipira já não sai de noite, muito menos se tiver que passar perto de uma cruz na beira da estrada".  -  Mas por que?  Qual é o misticismo atemorizante que existe em torno de tais cruzes?

      ...Bem, diz-se por exemplo, que no lugar onde existe uma cruz, é para marcar o lugar onde  houve um desastre, ou alguém morreu assassinado por causa de uma briga.  É colocada uma cruz, porque o Capeta não chega ali onde ela está.  Ele foge dela.  Existe até um ditado popular, segundo o qual, "quem me deve foge de mim, como o diabo foge da cruz".

          Mas então, se a cruz espanta o diabo, por que o caipira fica temeroso em caminhar à noite, tendo que passar diante da cruz?  - É porque se alguém morreu por causa de uma briga, a alma dessa pessoas fica ali "um tempão", onde foi assassinada, e para que o diabo não a carregue "pros infernos",  é que se coloca uma cruz.  Muita gente afirma já ter visto fantasmas por ali, ou assombração, rondando a cruz;  e, se ouvirem gemidos, significa que o morto está pedindo oração.

          E assim, aquelas pessoas crentes, piedosas, acendem velas e colocam imagens de santos do pé da cruz.  O corre também, que essas cruzes podem ser milagrosas.  Se alguém consegue obter alguma bênção, ou fez algum pedido e foi atendido pela "santa cruz", essa pessoa deve pagar uma promessa.
Normalmente a promissa é no sentido de proteger a cruz;  então, constrói-se um pequeno abrigo para a cruz, feito de estacas de madeira e cobertura de sapé.  Às vezes, colocam-se tapumes nos fundos e nas laterais, protegendo-a do sol e da chuva.  Ao longo do tempo, algumas fitas coloridas vão sendo amarradas nos braços da cruz.  Essas fitas poderão trazer o nome da pessoa que as ofertou, escrito a lápis ou caneta.

          Os nomes das cruzes, quase sempre estão ligados à pessoa ou fato que representam, como por exemplo: "cruz da curva onde morreu Juscelino";  "cruz do Menino da Porteira";  "Cruz de Fulano de tal",  etc. 

          Uma cruz à beira de uma estrada, segundo a lenda ou tradição, deve ser reverenciada por todos que  por ali passarem, na forma de sua crença. 

          Crendice?  Superstição?  Folclore?  - Nunca se sabe, por isto é sempre bom respeitar uma cruz à beira de uma estrada, e pedir a sua bênção, fazer um pedido.  Pode ser que ela nos atenda.  Tudo vai depender da sinceridade do nosso coração, e do tamanho da nossa fé. 

          Como disse Jesus, um mínimo de fé (como um grão de mostarda) é suficiente. 
"... Não sejas incrédulo, mas crente".  (João, 20:27)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM