VE
c

PREVISÃO DO TEMPO

PREVISÕES DO TEMPO?
          Antigamente, era fácil fazer previsões do tempo.  Hoje porém, está um pouco mais difícil, mas nada impossível.  Em Minas Gerais, na minha terra natal, os mais antigos (meu pai e seus amigos) me ensinaram os sinais do tempo.  São muitos sinais, infelizmente quase todos esquecidos, mas ainda me lembro de alguns.  E podem acreditar, que realmente funcionam. 


          São sinais de chuva:
          - "Quando as rãs coaxam muito, estão chamando chuva..."
          - "Se o burro mexe muito com a orelha, chove; mas se não mexe, não chove..."
          - "Gato lambendo a pata e lavando atrás das orelhas com a mesma, é chuva na certa..."
          - "Lua com circo (círculo) em volta, pode contar que vem chuva..."
          - "Mosquito voando e grudando muito, é chuva que vem..."
          - "Dor nas juntas pode ser sinal de chuva..."
          - "João de Barro conhece o tempo como ninguém.  Quando ele se recolhe na sua casinha, é 
             sinal que vai chover..."
          - Formigueiro agitado, também é sinal de chuva..."

          Da mesma forma que estes sinais são indicativos de chuva, em tempo de estiagem, também se pode fazer algumas simpatias para atrair a chuva, como por exemplo:
"Buscar água no rio numa tigela e despejar na Santa Cruz na beira da estrada, e depois ajoelhar e rezar, é só pedir que a chuva vem..."
"Cantar desafinado, é chamar chuva..."

          Sinais de bom tempo:
          - Neblina que baixa, é sol que racha..."
          - Não ha domingo sem missa, nem sábado sem sol, e nem segunda sem preguiça.
          - Urubu em cima do telhado abrindo as asas, está pedindo para fazer bom tempo.
Também se pode pedir para Santa Clara, da seguinte forma:
          - Santa Clara faça sol, pra enxugar o meu lençol...

          Acreditem ou não, mas antigamente era tudo muito simples. Como a própria vida na roça. Vida de caipira. Vida boa. Através de sinais, bastava observa-los e fazer uma previsão do tempo.

          Hoje, todavia, a Mãe Natureza parece que anda meio revoltada.  Um certo ano, por volta de 2005, tivemos algumas tragédias como aquela onda gigante que apareceu lá na Ásia, o "tsunami", de consequências devastadoras; e notícias de outros fenômenos, como terremotos, chuvas e enchentes praticamente em todas as partes do mundo.  Nestes casos, acho que não há caipira que consiga prever estes acontecimentos através de sinais.

          Meu velho pai (que Deus o tenha) também dizia: "tempo, espingarda véia, bunda de criança, num merece confiança".,..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM