VE
c

ANFITRIÃO


Mitologia grega

          Segundo nossos dicionários da língua portuguesa, a palavra "Anfitrião", significa: s.m. oferecedor de uma festa;  aquele que paga as despesas de uma festa;  aquele que recebe seus visitantes e lhes oferece um banquete.  Muito bem, mas certos dicionários trazem também: "Anfitrião":  s.m. personagem mitológico... (não é muito simpático o significado mitológico decorrente...)


          Mas a estória que eu vou contar nesta oportunidade, foi-me sugerida (embora não intencionalmente), pelo Floramante, meu amigo de Passa Quatro e também do Facebook, quando em determinada ocasião, em mensagem pelo Whatsapp, ele me perguntou: - você conhece o significado de Anfitrião?

          Pensei comigo: claro, todo o mundo conhece... mas logo em seguida, o meu amigo explicou o significado dessa palavra, segundo a mitologia grega.  Certa vez, o Floramante me falou também, que ele tem o hábito de ler muito, e essa estória, do Anfitrião, ele deve ter colhido como fruto de suas leituras.

          Congratulo-me com ele, pois ler é um bom exercício:  desenvolve o nosso intelecto e nos leva a uma viagem cultural muito grande.  Mas vamos ao tema, Anfitrião.  O significado dessa palavra, se esconde nas estórias da Mitologia grega, naqueles tempos milenares da Grécia antiga.  Trata-se de um verdadeiro drama épico-romanesco:

          ... A trama se passa na cidade de Tebas.  Anfitrião era o marido de Alcmena, uma linda mulher, de dotes sedutores.  Por esse motivo, Zeus, o principal deus da mitologia, caiu de amores por Alcmena, e resolveu assumir a aparência do seu marido, o general Anfitrião, para assim desfrutar dos encantos desta sua amada, seduzindo-a, enquanto o verdadeiro Anfitrião se encontrava ausente, comandando as legiões tebanas na guerra contra os inimigos da época.

          O maior dos deuses (Zeus), é ausiliado nesse ardil por Mercúrio (outro deus do Olimpo), que por sua vez toma a forma de Sósia do escravo de Anfitrião.  Mas, quando finalmente retornam vitoriosos da guerra, Anfitrião e o escravo se defrontam com suas respectivas réplicas, o que dá motivo para uma sucessão de mal-entendidos e uma verdadeira confusão de identidades.

          Anfitrião, enfurecido, acusa sua mulher de adultério, mas no fim, tudo foi apaziguado e esclarecido pelo próprio Zeus, e o traído Anfitrião ainda ficou contente por ser marido de uma mulher "escolhida" por um deus!  E assim, daquelas furtivas noites de amor nasceu o semideus Hercules, e o Anfitrião ainda aceitou ser o pai adotivo do pimpolho recém-nascido.  A partir daí, o termo "anfitrião" passou a ter o sentido de: "aquele que recebe em casa", e esse significado vigora até hoje.

          Em outras palavras, Anfitrião é sinônimo de "Corno Manso e Feliz".  Cuidado, quando disserem que você é um bom anfitrião, fique de orelha em pé, pois nunca se sabe a verdadeira intensão que se esconde por trás de um "Mito".  Cultura demais é uma droga, como disse o meu amigo Floramante.
Mitologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM