VE
c

PANDORA


A primeira mulher

          Na mitologia grega, Pandora significa: "aquela que possui todos os dons".  Pandora, foi a primeira mulher criada a mando de Zeus (o supremo deus entre os deuses), como punição aos homens criados por Prometeu (um Titã).  Tudo isto se passou num tempo estimado há mais de 800 anos A.,C (antes de Cristo).,


          Nessa época longínqua, ainda não havia escrituras sagradas, como a Bíblia dos cristãos, e os gregos eram politeístas, isto é, tinham muitos deuses, como por exemplo: Poseidon (deus dos oceanos);  Hera (rainha do Olimpo);  Afrodite (deusa do amor e da sexualidade);  Atena (deus da juventude e da luz solar);  Hefesto (deus da forja e da arte), enfim, vários outros deuses para os mais diversos fins.

          Esses deuses, tinham forma humana, e tinham as mesmas virtudes e defeitos dos humanos.  E os gregos também tinham as mesmas curiosidades universais sobre a origem da vida, sobre os problemas da nossa existência e outras interrogações.  Para esses quesitos, eles criavam mitos, deuses imortais, e através dessa estratégia, tinham explicações para tudo.  Vamos portanto recordar a interessante estória mitológica de Pandora, cujo trágico desfecho ainda afeta o comportamento de muitas pessoas até hoje.

          ... Na Grécia antiga, naqueles tempos "mitológicos", o Céu e a Terra já estavam criados.  No céu, havia um lugar chamado Olimpo, onde ficava a morada dos deuses, mas na Terra, havia apenas animais e plantas.  Faltava uma criatura para habitar esse mundo.  Foi então que surgiu um Titã, chamado "Prometeu", descendente de antigos deuses, e indicado para realizar essa tarefa, qual seja, a da criação humana.

          Prometeu era um Titã, isto é, um gigante de natureza divina.  Ele era jovem, e desde pequeno, sempre foi criativo e inteligente.  Prometeu fez então, os seus protótipos dos homens a partir do barro, como se o barro fosse uma massa para modelar.  Depois, a sua criação recebia de Prometeu, o sopro divino para dar-lhes vida.

          Mas, aos homens criados por Prometeu, faltava ainda alguma coisa: faltava o fogo.  E no Olimpo, morada de Zeus, havia um fogo simbólico do espírito criador.  Assim sendo, Prometeu resolveu roubar uma faísca desse fogo e oferecer aos homens (produtos da sua criação), para que eles pudessem cozinhar, aquecer-se e fazer inúmeras coisas com esse fogo.  E assim ele fez: roubou (o fogo).

          Porém, havendo Prometeu profanado a centelha do fogo celeste,Zeus resolveu puni-lo por isso.  Prometeu foi então acorrentado em uma pedra enorme, onde uma águia devorava seu fígado durante o dia, mas como ele era imortal, seu corpo voltava a crescer durante a noite. Depois, Zeus ordenou a Hefesto (outro deus olímpico e artista celestial), que modelasse uma mulher semelhante às DEUSAS, e que tivesse vários dons. 

          Cumprindo a ordem, Hefesto criou a mulher.  Essa mulher, era linda, tal como a deusa Afrodite, e se chamava Pandora, cheia de artimanhas, imprudências, ardis, fingimento e cinismo.  Mas, segundo o que conta a mitologia, Zeus ordenou a criação dessa mulher (Pandora), como parte de um plano de vingança contra Prometeu, que teria "furtado"uma centelha do fogo sagrado do Olimpo.

          Depois, Zeus entregou à Pandora, uma caixa, ordenando-lhe que jamais abrisse essa caixa, e que a levasse para Epimeteu (aquele que percebe tudo tarde demais).  Prometeu (aquele que vê o futuro), havia instruído seu irmão, Epimeteu, que não aceitasse nada da parte de Zeus.  Mas, Epimeteu apaixona-se por Pandora, e a toma por esposa, esquecendo-se do conselho dado pelo irmão. E Pandora, muito curiosa, abre a caixa que Zeus lhe dera, e assim, imprudentemente, libera os males contidos na caixa, e estes espalham-se rapidamente pelo mundo, afligindo toda a humanidade.

Conclusão:

          Em resumo, a mitologia grega explica dessa forma, como surgiram os males deste mundo.  Portanto, uma conhecida expressão idiomática em português, a "Caixa de Pandora", significa que se uma prática abominável (corrupção ou roubo por exemplo), for revelada ou escancarada, com certeza vai causar dissabores imprevisíveis.  Pode significar também, algo que gera curiosidade.  (Pandora, uma caixa de surpresas)

          Diz-se que quando a caixa de Pandora se abriu, tudo se foi e só restou a Esperança... É por isso que estamos sempre à espera de algo... FIM.
A caixa de Pandora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM