VE
c

METÁFORA


Figura de Retórica

          Em princípio, Metáfora é uma figura de linguagem, ou de retórica, pela qual se transporta o significado de um vocábulo (palavra) para outra significação, que só convém ao mesmo vocábulo por uma comparação subentendida.  Essa é a definição de Metáfora que encontramos em um bom dicionário.


          Porém, o seu uso tem uma carga de significados muito grande.  Em nosso dia a dia, nas conversas, utilizamos a metáfora o tempo todo, principalmente através das comparações ou analogias que fazemos.  Exemplos:
  • Aquela menina é uma gata!
  • Aquele rapaz é um gato!
  • As estrelas do cinema;
  • Penetramos no coração da floresta;
  • Aquela mulher é uma cobra!
  • Na sua mente povoa só maldade!
  • Minha esposa é uma bela flor!
  • Aquele homem tem um coração de pedra;
  • A Amazônia é o pulmão do mundo;
  • Doce infância;
  • Duras recordações;
  • "E há poetas que são artistas e trabalham nos seus versos como o carpinteiro nas tábuas"
          Quando temos uma sequência de metáforas, a isto se dá o nome de alegoria: "A infelicidade é um estribo para o gênio, uma piscina para o cristão, um tesouro para o homem hábil, e para os fracos é um abismo."  O uso deste fantástico sentido figurado, tem por finalidade tornar as frases mais expressivas, mais ricas, na comunicação.
Sentido figurado
METÁFORA DO EMPRESÁRIO:

          Certa vez, um empresário se utilizou de uma metáfora prática para demonstrar um procedimento que desejava adotar conjuntamente com seus executivos, objetivando dinamizar e aumentar a produtividade dos serviços da sua Empresa.

          Muito bem.  Ele perguntou aos seus gerentes executivos, quantos deles haviam mudado de residência nos últimos dez anos.  Quase todos levantaram a mão, em sinal afirmativo.  Na sequência, perguntou então, quantos haviam levado latas de tinta para pintura e ceras (materiais usados),  para limpar e para ilustrar os assoalhos das novas casas.  Novamente a maioria levantou a mão.

          Por último, perguntou quantos deles de fato chegaram a usar aquele material de limpeza nas novas residências, e dessa vez, poucos levantaram a mão.  O empresário explicou então, que o mesmo ocorre quando as pessoas mudam de cargo:  elas levam para as novas funções, procedimentos, processos e métodos que antes eram necessários, mas que agora já não são mais úteis, e mesmo assim, muitos continuavam usando. 

          Ou seja, nas novas residências, por serem novas, não se usava aqueles materiais antigos, pois eram desnecessários, e assim também deveria ser na empresa, em suas novas funções;  nada de procedimentos desnecessários, ultrapassados.

          O empresário criou então um plano para uma faxina geral nos procedimentos antigos, para acabar com a lentidão e a burocracia existente na Empresa.  Usando metáforas de latas de tinta, latas de cera para "faxina", o empresário conseguiu assim um ambiente dinâmico e colaborativo na sua Empresa, tornando-a muito bem sucedida e rentável.

METÁFORAS NA POESIA OU NA MÚSICA:

          Temos aqui, um campo fértil para lindas figuras de pensamento.  Vamos tomar como exemplo, os versos poéticos de Vinicius de Moraes, em "Rosa de Hiroshima":

... Mas, oh, não se esqueçam da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radio ativa
Estúpida e inválida..."

          Vinicius de Morais, usava muitas figuras de linguagem em suas músicas.  Mas o que chama mais atenção nos versos acima, é a palavra "rosa", usada no lugar de "bomba".  O texto faz uma comparação da rosa com a bomba jogada sobre Hiroshima.  A rosa é uma flor que se abre em muitas pétalas, e exala perfume.  A bomba também se abriu ao explodir, e a imagem lembra uma rosa desabrochando, porém exalou radioatividade e espalhou a maldade. (Vejam o vídeo):
METÁFORAS INFANTIS:

          Desde criança, já fazemos uso de Metáforas.  Por exemplo: pessoas mais antigas, quando crianças, brincavam de "Cowboy"; crianças atirando em crianças, mas tudo de brincadeira, fazendo gestos simbólicos com as mãos ou reproduzindo por meio de onomatopeias, os sons, os ruídos ou falas dos mocinhos ou bandidos do cinema.  Meninas, até hoje, ainda brincam de "casinha", de "escolinha", fingindo que tudo é verdadeiro, mas é tudo de "mentirinha", como elas mesmas dizem.  O que significa esse "faz de conta", senão Metáforas?

METÁFORAS BÍBLICAS:

          A Bíblia sagrada, está repleta de estórias metafóricas desde Adão e Eva, os quais não são personagens reais, históricos, porém simbólicos da Criação.  Depois, no Novo Testamento, as Parábolas também são metáforas.  Por isso Jesus se utilizou de inúmeras parábolas (histórias alegóricas), para ilustrar suas mensagens e facilitar a compreensão daquela gente simples da sua época.  Algo semelhante à estória do empresário acima relatada.  São muitas parábolas bíblicas no Novo Testamento, e para simplificar vou citar apenas algumas:

  • Parábola da Ovelha perdida (|LUcas, 15. 4-7);
  • Parábola do Bom Samaritano (Lucas, 10. 30-37);
  • Parábola do filho pródigo (Lucas, 15. 11-32);
  • Parábola do Administrador infiel (Lucas, 16. 1-8);
  • Parábola do Semeador (Lucas, 8. 5-8). 
          Vou contar resumidamente a Parábola da ovelha perdida, por ser uma das parábolas mais conhecidas:

          ... Os fariseus (grupo de judeus religiosos que obedeciam somente as leis do Antigo Testamento), não se conformavam com o fato de Jesus comer junto com os "pecadores".  Estes eram pessoas pobres, que não frequentavam a sinagoga.  Então Jesus lhes contou esta Parábola (da ovelha perdida):

          Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procura-la?  Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até acha-la.  Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros.  Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz:  "Alegrem-se comigo, porque achei a minha ovelha perdida".

          Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.  Jesus não menciona o motivo pelo qual a ovelha se afastou das outras, mas que o pastor arriscaria sua vida para encontra-la.  É exatamente assim que Jesus como bom pastor cuida de nós.

          Nessa parábola, Jesus enfatiza que Deus nos ama, e o quanto está disposto a fazer para que sejamos bem cuidados.  Muitas pessoas se isolam, ficam depressivas, etc., por acharem que não são amadas, enfim, Jesus Cristo nos ensina com essa alegoria ou parábola, que ele se importa com todos nós, de forma individual e coletiva.
Parábola da Ovelha perdida
METÁFORA DIVINA:

          ... Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor e uma borboleta.  Porém Deus lhe deu um cacto e uma lagarta.  O homem ficou triste, pois não entendeu por que o seu pedido veio errado.  Daí ele pensou:  também, com tanta gente para atender... E resolveu não questionar. 

          Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido.  Para sua surpresa, do espinhoso e feio cacto havia nascido a mais bela das flores, e a horrível lagarta se transformara em uma belíssima borboleta.  Deus sempre age certo. 

          O seu caminho é o melhor, mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado.  Se você pediu uma coisa a Deus e recebeu outra, confie.  Tenha certeza de que Ele dá o que você precisa, no momento certo.  Nem sempre o que você deseja é o que precisa.  Como Ele nunca erra na entrega dos pedidos, siga em frente sem murmurar ou duvidar.  O espinho de hoje será a flor de amanhã!  (Fonte: "A vida por linhas certas" - livro ao autor Legrand)

FINALIZANDO:

          Metáfora, é mais do que uma simples "Figura de Linguagem", ou "Figura de Estilo".  É um artifício obrigatório para embelezar qualquer discurso.  A Metáfora pode aparecer na linguagem (escrita ou falada), na fotografia (uma pessoa expressando solidão), pode aparecer na pintura (expressões diversas), ou qualquer outra forma de representação. 

          Observem que usamos metáfora o tempo todo, seja através de simples frases feitas, ou inventando analogias através de pequenas estórias que a nossa criatividade nos inspira no momento.  Vejamos mais algumas frases metafóricas criativas:

  • "As mentes são como paraquedas:  só funcionam se estiverem abertas";
  • "Quando a oportunidade bate à porta, algumas pessoas estão no quintal procurando um trevo de quatro folhas".
  • "O ódio corrói a você, e não afeta seu inimigo.  É o mesmo que tomar veneno, desejando que o inimigo morra".
  • "O homem é um deus quando sonha e um mendigo quando pensa". 
  • "Dente de alho, pé de mesa,  rabo dos olhos,  boca de fumo,  nariz empinado,  nadando em dinheiro,  leão do Imposto de Renda" ... ...
"A VIDA É UMA VIAGEM, E O SEU CAMINHO SERÁ SEMPRE BEM ILUMINADO PELA PALAVRA DE DEUS".
Foto Solidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM