Ler livros, é um hábito que já foi melhor cultivado, mas diminuiu muito ultimamente. Parece-nos que as crianças e os adultos de hoje, vivem hipnotizados pela TV ou pelos celulares (Smartphones), em detrimento de um bom livro. Talvez eu esteja exagerando um pouco, pois também conheço muitos leitores de livros entre minhas amizades.
Felizmente, estamos vivendo os novos tempos de um novo governo, que promete uma educação de crianças e jovens focada nos avanços de tecnologias digitais, além de um plano de governo para regulamentar o Ensino doméstico no Brasil, como já existe um modelo desse tipo em outros países. Tudo indica que vamos recuperar um atraso de mais de dez anos neste setor Educacional. Que Deus abençoe esta sabedoria dos nossos governantes.
Estudar e cultivar o hábito de ler livros, além de enriquecer o nosso vocabulário da Língua Portuguesa, enriquece também o nosso espírito. Só poderemos entender a profundidade desta afirmação, lendo livros. Monteiro Lobato, brilhante escritor brasileiro, nascido em Taubaté-SP, declarou certa vez que, "um país se faz com homens e livros".
No entanto, existem pessoas que têm preguiça de ler, como por exemplo, o nosso ex-presidente Lula, que é um "preguiçoso-confesso" neste sentido. Outras pessoas, realmente não dispõem de tempo para uma dedicação regular à leitura de livros. Para estas, não há mais desculpas: já existe o livro eletrônico, indicado para aproveitar melhor aquele pouco tempo ocioso.
O mundo tecnológico, nos traz hoje um leitor de livros digitais, chamado Kindle, desenvolvido pela Amazon, e que permite aos usuários, comprar e baixar livros, pesquisar e principalmente ler livros digitais. Além disso, o Kindle possui centenas de dicionários embutidos. Dá menos preguiça de carrega-lo pra tudo que é lado, e a bateria do aparelho dura geralmente um mês, com uso de 1h/dia. Sua capacidade de armazenamento, é em torno de 60 livros, a um custo muitíssimo menor do que os livros convencionais.
O Kindle é semelhante a um táblete, mas sua proposta de uso é totalmente diferente e voltada apenas para livros. Enfim, à parte desta breve apresentação, o Kindle ainda tem "mil e um recursos" como ferramenta eletrônica de leitura de livros. Quem usa o Kindle, passa a ler 4 vezes mais do que com livros físicos.
Dicas para uma boa leitura:
- Vá para um lugar calmo;
- Não deitar na cama para ler, pois essa posição dá sono, e prejudica pois, a leitura;
- Procure uma cadeira confortável, na qual a coluna fique apoiada;
- A cada duas horas de leitura, mais ou menos, tire 10 a 15 minutos de descanso (levante-se e movimente os braços e pernas).
Existe um mundo fascinante a ser descoberto através da leitura, e existe uma imensa variedade de bons livros que merecem ser lidos. Nosso conhecido Ziraldo (cartunista, chargista, cronista), numa sacada inteligente afirmou que: "ler, é mais importante que estudar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário