VE
c

CINZAS DO PASSADO


Saudades

          Cinzas do Passado, é o nome de uma música de autoria de Claudio de Barros, cantor da cidade mineira de Itanhandu, na década de 40 - 50.  "Serei cinzas do passado, num cantinho abandonado, que o vento não levou..."  Claudio de Barros faleceu, não faz muito tempo.  Transformou-se em cinzas, conforme ele mesmo prognosticava em sua música.


          O cantor morreu, mas a sua música ainda vive, nostálgica, pelas Websites ou cantorias da vida.  Até quando?  Não se sabe.  Por isso, escrevo minhas crônicas, porque sei que também me transformarei em cinzas do passado, mas as minhas estórias, minhas prosas e minhas memórias ainda sobreviverão por algum tempo.  "Lembra-te Homem, que és pó e em pó te converterás" (Gênese, capítulo 3, versículo 19).

          Não há como escapar da Lei Cósmica da vida, mas cumpre-nos fazer o que de bom pudermos, de acordo com os desígnios que Deus estabeleceu para nós. Todos os objetos materiais estão fadados a desaparecer (ou se transformar), mas o nosso espírito, que também é feito de matéria, porém muito energética e sutil, esse pertence a outro plano de vida junto ao Pai Celestial. São palavras das escrituras sagradas:  "E o pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu."  (Eclesiastes, 12.7). As escrituras falam de vida, e não da morte.

          Podemos até conversar com Deus.  Falamos com Ele e Ele nos fala intuitivamente através das nossas orações, que são energias do espírito.  Essa verdade foi realçada pelo profeta Jeremias: "Invoca-me, e te responderei." (33.3).  A oração é pois, uma conversa com Deus, mas requer fé, tempo e disposição para tal (além de compreensão).  Portanto, nosso espírito (alma) é aquilo que nos dá vida e nos conecta com Deus.  Não somos apenas matéria densa.  Somos espírito também. 

          Todavia, não raro, deparamo-nos com pessoas que têm apego às coisas deste plano terreno (objetos e riquezas).  É claro, que um certo apego à matéria é compreensível, desde que a mesma não seja idolatrada como adverte as sagradas escrituras.  Recordações inocentes fazer sorrir, fazem bem ao espírito, conforme aquelas quinquilharias que gostamos de guardar.  "Gostamos de fotografias porque elas têm o poder de paralisar o tempo numa fração de segundos.  Por isso, uma simples foto terá sempre o poder de nos trazer grandes recordações e de nos fazer chorar ou sorrir" (Samuel Lopes). 

          Cinzas do Passado, pode ser também a lembrança de pessoas ou costumes de um tempo que não volta mais.  Como diz a letra melódica do cantor Claudio de Barros;  são lembranças "que o vento não levou".  É bom recordar o passado, conscientes de que "tudo passa, tudo passará", como nos versos de uma música do saudoso Nelson Ned:

"A esperança me ensina a gritar
Que tudo passa, tudo passará
Que nada fica, nada ficará
Só se encontra a felicidade, 
Quando se entrega o coração..."

          Reportando-nos às décadas de 60, 70, 80, o nosso passado foi realmente "glamoroso", digamos assim.  As crianças daquele tempo, hoje adultas (idosas), reconhecem um maravilhoso tempo vivido, longe das atuais tecnologias modernas.  Nem a política nos preocupava.  As diversões eram diferentes, as roupas, os costumes, enfim, "Eu era feliz e não sabia, quanta travessura que eu fazia..." Tudo que ficou para trás com o tempo será esquecido.  Mas então, o que nos resta?

          O que nos resta?  A Esperança. Nossa esperança deve ser de nunca perder a esperança  Passamos a nossa vida inteira movidos pela esperança, em busca de algo melhor, e assim deve ser até o fim.  Como um vegetal qualquer, que nasce na escuridão, busca sempre a luz como condição de vida, nós também não precisamos temer a morte, e devemos seguir em frente, em busca da nossa luz, da nossa ressurreição, como ensinou e demonstrou Jesus Cristo.  A Cruz de Cristo, é o nosso símbolo  sagrado.
Guilherminho
Somewhere
(Em algum lugar)

Somewhere, my love, there will be song to sing
Em algum lugar, meu amor, haverá músicas para cantar
Althoug the snow covers the hopes of spring
Apesar da neve que sobre a esperança da primavera
Somewhere a hill blossoms in green and gold
Em algum lugar uma colina flores em vere e dourado
And there are dreams, all that your heart can hold
E há sonhos, tudo o que seu coração pode suportar
Someday we'll meet again, my love
Um dia vamos nos encontrar novamente, meu amor
Some day whenever the spring breaks through
Algum dia, quando a primavera romper
You'll come to me out the long-ago
Você virá para mim depois de longo tempo
Warm as the Wind, soft as the kiss of snow
Morna, como o vento, suave como o beijo de neve
Till then, my think of me now and then
Até então, meu doce, pense em mim agora e, em seguida, 
Godspeed, my love, till you are mine again
Boa sorte meu amor, então você é minha novamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM