VE
c

UM WEEKEND COM VOCÊ


Mariana

               Se eu resolvesse escrever um livro contando minhas estórias, o meu título seria este: "Um Weekend com você".  Por que?  Bem, primeiro porque as minhas recreações, assim como de todas as pessoas em geral, salvo exceções, sempre ocorreram nos fins de semana, com a reunião de amigos (e amigas). Depois, esse título lembra aquela música da banda de rock, BLITZ.  Quem se recorda?  "Eu só quero passar um weekend com você. Estrada de asfalto, estrada de luz.  Patrulha rodoviária, a quinhentos metros.  Patrulha rodoviária, a duzentos metros..."


               A moçada dessa banda de Rock (rapazes e moças), fez das suas incontáveis estórias e aventuras, essa música espirituosa e genial.  Mas, isso foi nos bons tempos que não voltam mais. Um tempo em que eu também vivia minhas aventuras de fins de semana.  Penso que muitos de nós, jovens daquele tempo, também tenham estórias pra contar (de weekends), alguns mais afoitos, outros menos, enfim, essas peripécias da idade, não eram exclusividade dos roqueiros do Blitz. 

               Tudo na vida passa, e só o tempo é capaz de curar a dor de uma saudade.  Dor de quem amou, dor de quem perdeu alguém.  Com o passar do tempo, você aprende que nem tudo na vida é como você sonhou.  Algumas vezes a gente acerta, outras vezes erra.  Às vezes você magoa pessoas que estão à sua volta, e com isso acaba magoado também.  Pois é, assim é a vida, e passado é passado, "tá ligado?"

               Por essas e outras, agora eu faço de um tempo aventuroso, matéria da minha estória que acabo de contar, na velocidade de um relâmpago.  O que?  Já acabou de contar sua estória?  Alguém pode perguntar.  Sim, porque em resumo foi tudo isso que eu vivi (aventuras).  Acabei de contar num lapso de pensamento, meus fins de semana, ou seja, meus "weekends com amigos".  É como disse a jornalista Cecília Meireles:  "De que são feitos os dias?  De pequenos desejos, vagarosas saudades, e silenciosas lembranças."  Meu devaneio é assim mesmo, sem tirar nem pôr, no momento em que escrevo esta crônica amistosa. 

               Mas, eu vou contar com mais detalhes, um episódio peculiar dentre muitos de meus "weekends".  Posso dizer que é uma pequena estória que aconteceu, mas deve continuar no "amanhã" sem prazo previsto.  Eu vou contar. ... Certo dia, eu me encontrava melancólico, pensando nos meus amigos.  Era o entardecer de mais um fim de semana.  No meu celular, nenhuma mensagem nova. Meus amigos virtuais deviam estar todos ocupados, curtindo também o seu weekend.  E além de tudo, era um feriado. 

               Eu me encontrava na casa de uma cunhada, irmã da minha esposa.  As mulheres, conversavam dentro de casa. Na varanda dos fundos, eu me acomodei, sem ter o que fazer.  Algo incômodo para mim, pra não dizer chato.  Na minha melancolia, vagamente eu pensava em Deus. Queria que Ele me ajudasse.  Acho que eu queria tanto, conversar com alguém interessante.

               E não foi, senão quando, uma linda menina, pequena, segurando um gato, sorriu para mim. (vejam sua foto acima).  Eu não tinha percebido a sua aproximação.  Era a filha da minha cunhada.  A felicidade dessa menina, transformou o meu ânimo num instante;  passei do marasmo para a jovialidade.  A simplicidade de uma criança é o que mais nos aproxima do amor de Deus. 

               Crianças, precisam de tão pouco para se sentir bem;  um simples gatinho para essa menina, um pouco de carinho e muito espaço para se divertir emocionalmente, eram suficientes.  Quem não foi criança na vida?  Nossa mente infantil transforma as coisas.  Ainda me lembro da minha infância:  uma simples caixa de papelão, se transformava em um carro do último tipo!  "Eu era feliz e não sabia, quanta travessura que eu fazia..."

               Para essa menina também era assim;  não exigia grandezas ou presentes caros.  Ela tinha um pedaço de madeira improvisado, parecendo um violão, mas aquilo era uma guitarra, e ela era uma cantora famosa.  Que lindo!  Eu pensava comigo mesmo, pensativo... Saudade dos meus tempos de criança.  Para mim, aquele fim de semana se tornou aprazível, alegre e abençoado pela candura daquela menina de apenas 5 anos de idade.  Graças à tecnologia de hoje, pude filmar para não haver dúvidas ou controvérsias. 
               Mais tarde, já na minha residência, com meu espírito enriquecido por aquela grande / pequena lição de vida, eu ruminava um sentimento profundo dentro de mim mesmo, da minha vida.  Quando somos adultos, somos muito exigentes, queremos tudo perfeito, não somos capazes de nos contentar com pouco, a exemplo daquela linda menina.  Mas, refletindo assim, eu reconheço que sou feliz, embora não possuindo as melhores coisas da vida, embora já tendo passado por decepções no passado.  A vida não é fácil e nem eterna, é preciso reconhecer e aceitar essa verdade e também contornar as pedras do caminho.  

               Me lembro agora, a propósito, de um filósofo americano chamado David Thoreau.  Esse homem, escreveu um livro intitulado "A desobediência civil".  É um livro um tanto complexo de entender, mas entre muitos assuntos, ele desolava-se vendo pessoas pouparem e economizarem para um futuro longínquo.  E comentava com desgosto: "Eles ficam juntando tesouros que as traças e a ferrugem irão roer e os ladrões roubar".  Ele queria dizer com essas palavras, que não se deve sacrificar o dia de hoje pelo de amanhã.  Vamos usufruir as oportunidades que surgirem, e não sofrer voluntariamente. 

               Acho que esse filósofo simplesmente repetiu as palavras de Jesus, que se encontram no Evangelho escrito por Mateus 6: 19,21: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.  Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.  Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."

               De modo despretensioso, entendo que esse versículo bíblico quer dizer que não devemos de forma alguma ser materialistas, e Jesus ainda quer que nós saibamos que onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração, ou seja, praticar o amor e a simplicidade como na estória da menina que acabei de contar.  De algum modo, aquela menina transmitiu uma mensagem divina para mim.  Mas eu falava do autor estadunidense David Thoreau, então, vou citar algumas de suas frases, que contêm sementes de sabedoria:
  • "Velho é aquele que perdeu o entusiasmo";
  • "Se uma planta não consegue viver de acordo com sua natureza, ela morre, assim também o homem";
  • "Benditos os que nunca leem jornais, porque verão a Natureza, e através dela, Deus".
               E a vida segue, com suas inevitáveis transformações, e mesmo que fosse possível um "replay" dos nossos saudosos weekends, o que ficou para trás já não teria o mesmo sabor se repetíssemos hoje as nossas aventuras.  Mas podemos renovar nossas alegrias de rever nossos antigos amigos, pois um fim de semana continua sendo uma boa ocasião para isso.  God bless you.  Have a good weekend!
Weekend (letra)
( Blitz )
Alô, alô ativo ouvinte!
Você que está ligado na minha, na sua
Na nossa Rádio atividade
E pra você que vai viajar, o tempo é bom
Sujeito a amores impossíveis no final do período

Dia após dia, durante semanas
Fiquei esperando pra te ver
Há mais de um mês que eu espero uma chance
De me encontrar com você

Seu cabelo eletrizado (chak! chak! chak! chak!)
Sua boca de mel (mel!)
Não sei se veio da terra
Ou se desceu do céu

Quero passar um weekend com você (eu também)
Um weekend com você
Eu só quero passar um weekend com você
Estrada de terra, estrada de asfalto, estrada de luz
Um weekend com você
Estrada de terra, estrada de asfalto, estrada de luz

Primeiro passou um cavalo
Depois eu vi dois bois
Um ônibus acendeu o farol
Eu liguei o rádio, ela abriu a blusa, ela me deu um beijo
Parei pra esticar (Amor, olha ali uma lanchonete!)

Xixi, café, chiclete
Xixi, café, chiclete
Quero passar um weekend com você (eu também)
Um weekend com você
Eu só quero passar um weekend com você
Estrada de terra, estrada de asfalto, estrada de luz
Um weekend com você
Estrada de terra, estrada de asfalto, estrada de luz

Patrulha rodoviária (a quinhentos metros)
Patrulha rodoviária (a duzentos metros)
Eu desliguei o rádio, ela abriu o vidro, tudo escureceu
O guarda mandou parar (que chato)

Blitz, documentos!
Ué, só temos instrumentos
Aí rapaz o que cê faz?
Tá vindo de onde, tá indo pra onde?
O que você tem nessa bolsa?
Qual teu signo, que time torce?
Tudo bem pode ir, viajandão hein!

(Quero passar)
Branco esperto
Um weekend com você
Quero passar
Um weekend com você
Estrada de terra  estrada de asfalto, estrada de luz
Quero passar weekend com você (eu também)
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Banda de Rock Blitz


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM