VE
c

O SOM DO CORAÇÃO


Segredos

          Coração tem som?  Sim, o coração tem som.  Aprendi ou percebi isso, assistindo a um filme desse mesmo nome: "O SOM DO CORAÇÃO".  Mas, depois eu vou comentar sobre o filme.  Apenas o nome é sugestivo, e serve para nossa reflexão.  Você também vai aprender, se ainda não sabe.  Trata-se de aspectos comuns da nossa vida.  O som está à nossa volta, basta a gente ouvir, é a mensagem do filme no seu epílogo. 


          De que modo o coração tem som?  Sabe, às vezes pensamos baixinho:  "de hoje não passa!". Eu tenho a mania de falar baixinho e sozinho (mas não é loucura não).  Essa é a voz do coração que repito: "De hoje não passa", seja para qualquer decisão a ser tomada.  Isso é muito comum, pois às vezes, temos o hábito de postergar as coisas.  

          Bem, essa é uma situação.  Mas existem outras.  Eu sempre fui reservado e zeloso em guardar segredos.  Não falo para ninguém.  Nem para mim mesmo, pois eu ouço a voz do meu coração.  Essa voz tem um som que não é audível.  Parece um pensamento comum, mas é um som de uma vibração tão sutil que apenas eu sou capaz de ouvir.  Eu creio que todo mundo tem segredos que não contam nem a si mesmo.  Acho isso comum.  Existe até uma música, com o título de "8 ou 80", que fala justamente isso:

               Todo mundo tem segredo
               que não conta nem pra si mesmo
               todo mundo tem receio
               do que vê diante do espelho...

          A letra da música continua, mas esta simples estrofe representa um pensamento que não tem nada de incomum ou extraordinário, pois já dizia um filósofo antigo, chamado Blaise Pascal:  "O coração tem razões que a própria razão desconhece".  Acho que esta frase se encaixa no raciocínio que estamos confabulando.  Fico feliz em compartilhar estes pensamentos com você que está lendo este texto.

          Os sábios orientais (Buda, Confucio e outros), também eram detentores de uma grande sabedoria.  Eles já nos aconselhavam a não revelar nossas intensões futuras a ninguém.  Por que?  Porque eles sabiam que energias negativas poderiam vir de onde menos esperamos, e nossos interlocutores nem sempre ficarão felizes com nossas intensões positivas ou importantes para nós.  "Aquele que protege sua mente da cobiça e da ira, desfruta da verdadeira paz".  (Buda). 

          Todos nós, almejamos ser feliz e viver em paz, não é certo?  Pois é, então um certo médico psiquiatra, chamado Roberto Shinyashiki, autor de um livro intitulado "O SUCESSO É SER FELIZ" disse o seguinte: "Para ser feliz, você não precisa de grandes conquistas materiais.  Você já tem o pôr do sol, as estrelas, os pássaros, o sorriso dos seus amigos, seus irmãos.  Agradeça a Deus, pois você tem a sua vida.  Tem o dia que está começando, tem sua força e determinação.  Com todos esses presentes da vida, o resto você constrói!"

          Augusto Jorge Cury também é outro psiquiatra, professor e escritor brasileiro.  Augusto é autor da "Teoria da Inteligência Multifocal";  "Nunca desista dos seus sonhos", além de outros livros. Ele também disse o seguinte:  "Ser livre é não ser escravo das culpas do passado nem das preocupações do amanhã.  Ser livre é ter tempo para as coisas que se ama.  É abraçar, se entregar, sonhar, recomeçar tudo de novo.  É desenvolver a arte de pensar e proteger a emoção.  Mas, acima de tudo, ser livre é ter um caso de amor com a própria existência e desvendar seus mistérios.

          Tudo isso, em outras palavras ou entendimento, são revelados intuitivamente pelo "Som do Coração.  É uma verdadeira orquestra.  Particularmente, e em secreto, me sinto abençoado por praticar naturalmente alguns desses ensinamentos.  Eles realmente funcionam ou nos dão sentimento de paz em nossa vida.  Experimente você também.  Ouça o som do seu coração, ou da sua mente, se preferir. 

          Mas, eu falava de um filme dramático e romântico.  Vou descrever uma rápida sinopse desse filme, apenas para ilustrar o nosso pensamento e incentivar você a assisti-lo, se tiver oportunidade. Vale a pena, é lindo e emocionante.  Vamos ao resumo:

          ... Evan, é apenas um garoto, mas é um músico talentoso.  Ele foge do orfanato e vai a Nova Iorque em busca de seus pais.  Em sua procura, ele encontra Wizard, um sem-teto que vive em um teatro abandonado.  Depois de descobrir o talento do garoto, Wizard rebatiza (ou renomeia) o garoto de August Rush e traça um plano para lucrar às custas dele.  Evan não tem a menor ideia que seus pais, Lyla e Louis, também estão procurando por ele.  Em resumo, este é o argumento do filme.  (Vejam o vídeo trailer):

          Muitas vezes, o "Som do Coração" é a voz do próprio Deus que nos abençoa com acontecimentos felizes.  Esta é também a mensagem que o filme nos faz entender.  A Bíblia, livro sagrado e pleno de sabedoria, nos dá uma mensagem:  "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração"  (Hebreus, 4:7b).  Endurecer o coração, significa ser indiferente, avarento, soberbo e outras falhas do nosso caráter as quais precisamos corrigi-las, se as tivermos. 

          Jesus também disse: "O que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem.  Porque do coração procedem mais desígnios, homicídios, adultérios e blasfêmias" (Mateus 15:18). Deus nos fala ao coração, mas há momentos em que nos deixamos levar por mais pensamentos, ou más intenções. 

Conclusão:
          Precisamos ouvir a voz de Deus.  Ele fala, mas nós nem sempre prestamos atenção. 
          FELIZ ANO NOVO, COM DEUS NO CORAÇÃO!
          


A VIDA É BELA


Exemplo de Superação

          "Às vezem, a vida bate com um tijolo na sua cabeça.  Não perca a fé.  Estou convencido de que a única coisa que me permitiu seguir adiante foi o meu amor pelo que eu fazia.  Você tem que descobrir o que você ama.  Isso é verdadeiro tanto para o seu trabalho quanto para com as pessoas que você ama.  A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz."  (S.J.).


          Esse parágrafo introdutório desta crônica, foi dito por Steve Jobs, que todos conhecem, fundador e criador da Apple (computadores pessoais).  Ele também enfrentou problemas na vida, como todos nós enfrentamos.  Foi sobre isso que ele falou em seu discurso proferido aos formandos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 2005. 

          Naquela oportunidade, ele contou uma de suas histórias sobre o amor e a perda.  Se alguém se interessar, o seu discurso completo poderá ser pesquisado no Google.  Em resumo, ele quis dizer que a Vida é Bela, apesar dos nossos erros e fracassos.  O importante é não perder a fé. 

          Outra história exemplar, podemos encontrá-la num filme italiano de 1997, intitulado "La Vita è Bella".  Esse filme, conta a história de um judeu chamado Guido, que usa de um bom humor incansável para conquistar sua amada.  E para proteger seu filho Giosué.  Toda a história acontece dentro de um contexto da Segunda Guerra Mundial.  

          "A Vida é Bela" (filme), é um exemplo de superação.  Guido é levado para um campo de concentração nazista, e usa de sua imaginação e humor para fazer seu pequeno filho, acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, mas tudo isso com intuito de protege-lo do terror que os cercam.  É um filme inesquecível, que vai do riso às lágrimas de nossas emoções.  A Vida é Bela, é um filme sobre como superar adversidades.

Outro exemplo concreto:

          Louis Armstrong (1901 - 1917), famoso cantor e trompetista americano, muito conhecido pela sua música de grande sucesso, "What a Wonderful World", nasceu numa família muito pobre.  Passou a sua juventude na pobreza, num bairro de Nova Orleans.  Seu pai, William Armstrong, abandonou a família quando Louis ainda era criança.  A sua mãe, Mary Armstrong, deixou Louis com sua tia, seu tio e sua avó. 

          Ele conseguiu comprar um trompete com dinheiro emprestado de uma família de imigrantes russo-judaica, os Karnofskys, que até o final da sua vida, os considerou como membros da família, visto que cuidaram dele por vários dias e noites, enquanto a mãe trabalhava.  Por essa razão, Louis Armostrong usou uma Estrela de Davi (símbolo judaico) como talismã, pelo resto da vida.  "Que mundo Maravilhoso"  A VIDA É BELA. 

CONCLUSÃO;

          Assim como os três casos, ou histórias citadas, existem com toda certeza milhares de outros exemplos de superação.  A vida realmente é bela, baseada nesses exemplos, mas o tempo consome rapidamente a nossa juventude.  Por isso talvez Rui Barbosa disse: "a família é a célula mater da sociedade";  e ainda, Friderich Nietzche (filósofo alemão) também disse: "Ai daquele que não tem um lar". 

          As frases desses grandes homens, mostram a importância da família na vida do cidadão, seja este rico ou pobre, como Louis Armstrong.  Esta ponderação chama a atenção para aquelas ideologias que tentam destruir nossas famílias, não só aqui no Brasil, como pelo mundo afora. Uma das responsabilidades dos pais, além da procriação dos filhos, é a de defende-los, educa-los e encaminha-los para uma vida de objetivos positivos a serem alcançados dentro do seu padrão de vida, além de estimular os filhos para uma religiosidade interior.  

"Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes?  Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.  Afaste-se do mal e faça o bem:  busque a paz com perseverança"  (Salmos 34; 12-14) - A VIDA É BELA - Assistam o trailer:
APÊNDICE:
Diálogos do Trailer de "La Vita è Bella"

- What did he say? (o que ele falou?)
- He asked if any one speaks German.  (ele perguntou se alguém fala alemão)
- He's going to explain the camp's rules.  (ele vai explicar as regras do campo)
- Do you speak German?  (você fala alemão?)
- No.  (não)

- The game starts now.  Whoever's here is here, whoever's no its not. (o jogo começa agora. Quem está aqui, está aqui, quem não é, não é.)
-The first one to get a Thousand points wins.  (o primeiro a obter mil pontos ganha.)
- The prize is a tank!  (o prêmio é um tanque!)
- Lucky him!  (sorte dele!)

- Every day we'll announce who's in the lead from that loudspeaker.  (todos os dias nós vamos anunciar quem está na liderança, daquele alto-falante.)
- The one with the least points has to wear a sign saying "jackass"... (com o mínimo de pontos para usar uma placa dizendo "Jackass".)
Right here on his back. (aqui mesmo em suas costas.)

- We play the part of the real mean guys who yell.  (queremos jogar a parte dos caras que gritar.)
- Whoever's scared loses points.  (quem está com medo perde pontos.)
- You'll lose your points for three things.  (você vai perder seus pontos por três coisas.)
- One, if you cry.  (um, se você chora.)
- Two, if you want to see your mommy.  (dois, se você quer ver sua mamãe.)
- Three, if you're hungry and you want a snack. (três, se você está com fome e você quer um lanche.)

- Forget about it!  (esqueça disso.)
- It's easy to lose points for being hungry.  (é fácil perder pontos estando com fome.)
- Just yesterday I lost 40 points... (justamente ontem eu perdi 40 pontos.)
- because I absolutely had to have a jam sandwich.  (porque eu absolutamente tinha um sauduiche de geleia.)
- Apricot jam!  He wanted strawberry.  (geleia de damasco!  Ele queria morango.)

- Don't ask for any lollipops.  You won't get any.  (não peça qualquer pirulito.  Você não ganhará nenhum.)
- We eat them all!  (nós comemos todos eles)
- I ate 20 of them yesterday!  (eu comi 20 deles ontem.)
- What a stomachache.  But they sure were good.  (que dor de estômago.  Mas eles eram realmente bons.)

- You bet.  (pode apostar.)
- Sorry if I'm going so fast, but I'm playing hide and seek.  (desculpe se estou indo tão rápido, mas eu estou brincando de esconde-esconde)
- I have to go now or they'll find me.  (eu tenho que ir agora, ou eles vão me encontrar.)

= = = = = = = = = =
          

LÍNGUA ASSASSINA


Assassinar o Vernáculo

          Você gosta de filmes de terror?  Caso positivo, assista o filme "A LÍNGUA ASSASSINA".  Procure no Youtube ou no Google que você vai encontrar.  É deveras horripilante.  Particularmente, eu não gosto.  Já assisti filmes do gênero, como "O Exorcista", "A Noiva de Frankenstein", e outros que não me lembro.  Penso que tais filmes que exploram o horror, o surreal, não devem ser bons para a nossa saúde mental.  Hoje, detesto tais filmes.  Felizmente, filmes bizarros não são mais comuns nos dias atuais. 


          Mas, "Língua Assassina", também pode ter outro sentido que não seja aquele dos filmes mencionados.  Pense comigo, e vamos refletir juntos.  Nossa ex-presidente Dilma Rousseff, por exemplo, é uma língua assassina.  Ela destrói e mata com a sua própria língua, o nosso vernáculo e de outros idiomas também, como o espanhol, o francês e o inglês.  Ainda não viram?  Pesquisem no Google e vão encontrar.

          No entanto, aqui no Brasil, o desrespeito com a língua (Língua Pátria), podia-se constatar até mesmo a partir dos nossos governantes Lula e Dilma.  Sabe-se que esses políticos petistas (e outros), na maioria eram ladrões.  Lula e Dilma também são ladrões.  "Nunca foi tão fácil ser ladrão nesse país", disse o próprio ex-presidente Lula em um de seus depoimentos em juízo, a par das evidências. (Vejam o vídeo).

          E a Dilma, roubou não só valores em dinheiro, através de esquemas de corrupção, como também roubou com sua "língua assassina", a nossa norma culta linguística;  ela roubou os plurais, as concordâncias, os sentidos e a construção de frases, as figuras de linguagem, enfim, um coloquialismo crivado de erros.  Coitada da nossa língua portuguesa, empobrecida dessa maneira na língua de uma mulher desclassificada. 

          Dilma não sabe conjugar verbos, concatenar sentenças, e não sabe que Homo Sapiens e Mosquito não se flexiona em gênero.  Acho que essa mulher que já foi guerrilheira (terrorista), nunca estudou seriamente na vida.  Sua guerrilha agora é contra o nosso idioma pátrio.  Mas, não se enganem.  A "caricatura" dessa mulher tem facetas múltiplas.  Dilma é dissimulada, com intentos escusos.  É mancomunada com bandidos que idolatram o comunismo, doutrina essa, que o Brasil hostiliza em prol do nosso patriotismo, da nossa bandeira verde e amarela. 

          Observem algumas frases dessa Dilma (anta), e sintam-se ultrajados:
  • "Os índios murriam no Brasil por falta de assistência técnica";
  • "Pra mim, essa bola é um símbolo da nossa evolução.  Quando nós criamos uma bola dessas, nós nos transformamos em homo sapiens.  Ou mulheres sapiens";
  • "A inflação foi uma conquista desses dez últimos anos de governo do presidente Lula e do meu governo";
  • "Ao criarmos a novela, criamos uma das formas mais importantes no nosso país de fabulação, de contar histórias.  Algo que a humanidade desenvolveu quando se tornou humana";
  • "No Brasil, em torno de 52% das mulheres que buscam uma formação técnica, uma valorização do seu trabalho, são mulheres";
  • "As mulheres do Bolsa Família são mulheres";
  • "O meu mandato não é um mandato de uma pessoa individual";
  • "Eu não acho que Portugal é Europa.  Eu acho que Portugal é Portugal".

          Frases da Dilma!  Um verdadeiro festival de erros e idiotices!  Chega de bobagens que nos causam arrepios.  O terror no cinema, pode causar suores frios, mas o terror linguístico também assusta,  a não ser que os ouvintes sejam todos parvos como a palestrante Dilma.  Aliás essa é uma cena muito comum, quando vemos a Dilma rodeada de militantes do seu partido (devem ser todos idiotas, não é possível).  Vejam o vídeo:
          Até aqui eu falei sobre a burrice da Dilma em relação à nossa língua portuguesa e outras línguas estrangeiras.  Mas, Língua Assassina tem também outro contexto ainda pior.  Episódios da nossa história, registram homicídios reais.  Assassinatos disfarçados de acidentes para acobertar o crime praticado.  São arquitetados por um mandante e consumados por facínoras.  Quer um exemplo? Vamos aos fatos. 

          Entre outros homicídios, um caso conhecido e muito comentado, foi a história do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em janeiro de 2002.  Os executores foram julgados e condenados, mas permanece incógnito quem teria encomendado esse crime, ou seja, de quem seria a língua assassina.  Quer outro exemplo mais recente?  Vamos lá. 

          O atentado contra a vida de Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral para a presidência do Brasil em 6 de setembro de 2018, em Juiz de Fora-MG.  O autor do atentado, Adélio Bispo, foi preso, mas há uma trama diabólica envolvendo o caso e impedindo que o fato criminoso seja esclarecido.  Há suspeitas, mas ainda não se conhece de fato quem seria a tal língua assassina, ou seja, o mandante do crime.  

          Citei apenas dois exemplos, mas é claro que podemos imaginar ou mesmo pesquisar, que vamos encontrar muitos casos semelhantes.  Podemos até mesmo desconfiar, ou supor quem poderia ser o vulgo "língua assassina", isto é, aquele que está escondido por trás de todos esses crimes.  Crimes covardemente praticados  por motivos semelhantes entre si.  Uma verdadeira organização criminosa chefiada por alguém ora alcunhado de Língua Assassina. 

          Alguém poderá se perguntar: - "Como pode alguém ser tão criminoso e sádico a ponto de praticar ou planejar tais atrocidades?"  Resposta:  o Língua Assassina, é um psicopata.  A propósito, vou fazer uma apresentação / comentário de um conhecido psiquiatra forense, brasileiro, chamado Guido Arturo Palomba.  Esse médico-psiquiatra, foi médico-chefe do Manicômio Judiciário de São Paulo, e é perito habilitado nos Tribunais Judiciários de São Paulo desde 1975.  É autor de um livro intitulado "Perícia na Psiquiatria Forense". 

Ele disse o seguinte:  como identificar Psicopatas:

          Numa entrevista na TV, no programa de Roni Von, esse médico descreveu o comportamento dos Psicopatas:
  • Psicopata é uma loucura lúcida;
  • O Psicopata te convence sem escrúpulos, porque se ele puder lançar mão de alguns artifícios para te convencer, ele vai usar, como por exemplo, a mentira, a sedução, mas no fundo é sempre um mau caráter. 
  • O Psicopata jamais se arrepende daquilo que ele faz, nunca se sente culpado;
  • Um Psicopata não tem empatia por qualquer pessoa;  podem ser frios, podem ser violentos, e não ter remorso.  Ele só tem empatia, ou seja, aquela pseudo-afetividade, se for em benefício próprio. 
  • Todo Psicopata tem um histórico, tem uma vida pregressa, pontilhada de fatos que se compõem, para formar um diagnóstico.  Por exemplo:  o que é comum aos Psicopatas na infância?  Maltratar animais, criminalidade precoce, mau aluno, problemas sociais, uso de drogas, etc.  Isso tem fases:  na infância, depois na adolescência, na fase adulta, e assim vai a vida inteira. 
  • O Psicopata já nasce assim, e assim ele será até morrer.  Parece uma dupla personalidade conhecida como personalidade alternante e isso é próprio deles.  Eles são, digamos bonzinhos, sedutores, num determinado momento.  Mas quando eles se veem numa situação favorável, em que eles podem escoar toda aquela maldade que eles têm, eles fazem.  Por outro lado, são sempre covardes também.  Em situações que os ameaçam, eles não fazem nada.  Normalmente eles atacam pessoas indefesas, pessoas que não podem reagir ao ataque deles.

          Esta é uma breve explicação de um psiquiatra que se destaca como autoridade no assunto criminalidade.  Mas, diante desta resumida aula, podemos imaginar e tirar nossas próprias conclusões a respeito do que acontece em nosso mundo real, envolto nas mais sórdidas tramas diabólicas por parte da psicopatia de certos políticos, principalmente.  Políticos bandidos, voltados apenas para seus próprios interesses.  A vida dos outros é o que menos importa para esses esquizofrênicos. 

          Por falar em tramas diabólicas, o Dr. Guido Arturo Palomba disse também que no passado a loucura era vista como coisa do demônio, e nos dias atuais é caso de psiquiatria.  De fato, na Bíblia está escrito que Jesus expulsava demônios dos possessos.  Assim, por oportuno, vou contar uma história que poderá ser conferida na Bíblia, em Marcos, 9: 16 a 26  e  Mateus 17:18:
          ... "Quando Jesus, Pedro, Tiago e João descem de um monte, encontram uma multidão.  Algo está errado.  Os escribas estão reunidos em volta dos discípulos, discutindo com eles.  Jesus pergunta: - Sobre o que vocês estão discutindo?  Um homem se ajoelha diante de Jesus e explica: - eu trouxe meu filho para o senhor, porque ele tem um espírito maligno.  Onde quer que esse espírito o apanhe, lança-o no chão, e ele espuma pela boca, range os dentes e perde a força.  Eu pedi aos seus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não foram capazes de fazer isso. 

          Jesus diz ao pai aflito: - Traga-o aqui.  Quando o menino se aproxima de Jesus, o demônio que está nele o joga no chão e o lança em fortes convulsões.  O menino fica rolando no chão, espumando pela boca.  Jesus pergunta ao pai: - Há quanto tempo isso acontece com ele?  O pai responde:  - Desde a infância, e o espírito o lança muitas vezes no fogo e também na água, para mata-lo.  Então o homem implora: - Se o senhor puder fazer algo, tenha pena de nós e ajude-nos. 

          Em resposta ao forte apelo do homem, Jesus dá uma garantia consoladora:  - Ora, tudo é possível para quem tem fé.  E o pai imediatamente implora: - Eu tenho fé!  Ajude-me onde preciso de fé?  Jesus percebe a multidão se aproximando dele.  Na presença dessas pessoas, ele censura o demônio: - Espírito imundo e surdo, eu lhe ordeno que saia dele e não entre nele novamente!

          Ao sair, o demônio faz o menino gritar e ter muitas convulsões.  Agora o menino está deitado no chão sem se mexer.  Ao ver isso muitas pessoas dizem: - Ele está morto!  Mas, quando Jesus pega na mão do menino, ele se levanta e fica curado daquele momento em diante.  Não nos surpreende que as pessoas fiquem impressionadas com o que Jesus fez. 

CONCLUSÃO:
          Hoje em dia, esse menino curado por Jesus, seria levado a um Psiquiatra, que não acredita em demônios, pois os demônios de hoje, dos nossos tempos modernos, também evoluíram, e praticam crimes, assassinatos e estão incorporados naqueles Psicopatas modernos.  Antigamente, a medicina era precária, mas havia uma espiritualidade muito acentuada no coração das pessoas.  Acho que isso é o que nos falta hoje em dia.  Pensem nisso. 
VÍDEO: 
          Nunca foi tão fácil ser ladrão nesse país:
VÍDEO:
          Dr. Guido Arturo Palomba:

FALO POR MIM