VE
c

A PRÁTICA DA ORAÇÃO


Guilherme Kohn

          Há um ditado que diz:  "a repetição leva à perfeição".  Esta máxima verbal é verdadeira, e vale a pena para quase tudo:  vale para o aprendizado de um instrumento musical, vale para o exercício físico para saúde do corpo, enfim, para tudo que requeira uma prática contumaz.  E ainda, o mais importante de tudo:  vale até para a nossa oração constante, para fins de um contato com Deus.  Acredite. 


          Mas, rezar funciona mesmo?  À princípio, parece que nada acontece, e a falta de uma perseverança, às vezes, leva ao desânimo.  Decorrente da nossa impaciência, nosso despreparo, pode acontecer de perdermos a fé na oração e até a nossa fé em Deus.  Não podemos deixar isso acontecer. Muitas pessoas, aceitam a oração apenas teoricamente, mas desencorajadas de praticá-la, e essa vacilação pode ser a causa de um mar de dificuldades, levando as pessoas à inconsistência e à fraqueza.  Urge compreender que a oração é a chave da vida para o nosso despertar espiritual. 

          É preciso compreender também que o homem (o ser humano) não é um ser puramente material, mas sim, essencialmente espiritual, criado à imagem e semelhança de Deus, como está na Bíblia, e portanto, feito para viver sua espiritualidade.  Não significa que fisicamente o homem se parece com Deus, pois Ele não é matéria e sim, espírito.  Essa expressão, "imagem e semelhança", refere-se aos atributos de Deus, como amor, discernimento, moralidade e outros aspectos da divindade. 

          Não quero generalizar, no entanto, nota-se que uma boa parte da sociedade atual está se afastando de Deus.  Esse afastamento, resultado de uma sociedade descrente, está destruindo as pessoas por dentro e por fora (não respeitam nem sua própria natureza física, principalmente as mulheres, com suas plásticas desnecessárias, pois já são bonitas por natureza).  Já não sabem quem são, espiritualmente falando, e não sabem nem para que vivem.  Pense nisto, pergunte e comprove por si mesmo, o que dizem essas pessoas.  As respostas, serão evasivas, ou seja, extremamente vagas, desculpas, subterfúgios, nunca dizem o que pensam corretamente!

          Pessoas mais antigas, fazem suas orações regularmente, e acreditam em Deus, mas os jovens de hoje, nem tanto.  Não sei como vai ser no futuro.  A fé em Deus e a prática da oração é condição para uma vida equilibrada, uma vida de paza.  Um rabino israelita, chamado Shabsi Alpern (de linha ortodoxa), disse de forma muito sábia, que as preces diárias substituem o Serviço do Templo, ou seja, você nem precisaria frequentar uma Igreja, por exemplo, mas o resultado da oração depende da compreensão e da vontade humana de praticá-la. 

          Pratique a oração em sua própria casa conforme ensinava Jesus:  "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a porta, ora a teu Pai, que está oculto, e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará.  E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios (impuros), que pensam que por muito falarem serão ouvidos.  Não vos assemelheis pois a eles;  porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes". (Mateus VI)

          Para que a oração funcione, Jesus ensinou que devemos orar ao Pai em Seu nome: "E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho". (João 14:13-14).  O poder da nossa oração não está no nosso conhecimento teológico, ou do Antigo Testamento completo, mas no santo nome de Jesus, no Novo Testamento.  Ao orar, é necessário ter fé, confiar em Deus, pois como diz o versículo 11.6 em Hebreus: "sem fé é impossível agradar a Deus". 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM