Hoje em dia, as pessoas de um modo geral, estão mentalmente preguiçosas. Pouquíssimas se dedicam a ler um livro. Preferem ficar diante de uma TV ou de um celular. Estou generalizando, ou talvez até exagerando. Mas é assim que eu vejo o comportamento de muitas pessoas adultas e principalmente crianças. A tecnologia, mudando os hábitos. Isto é um fato. É próprio da modernidade.
Mas, seria bom que todos nós tivéssemos consciência de algo muito importante: o nosso "savoir-faire", ou seja, uma habilidade mental para o viver cotidiano. Isto não mudou. Essa verdade continua como sempre foi. Nesse particular, não sei como a tecnologia pode nos ajudar, uma vez que somos mentalmente preguiçosos por natureza (mais uma vez, estou generalizando, perdão se eu estiver errado, mas vou esclarecer melhor esse ponto questionável).
Estou fazendo apenas um exercício de observação do nosso mundo moderno. Estou escrevendo uma Crônica dissertativa, um bate-papo com os amigos e expondo minhas ideias. Um exercício mental. Gosto de falar de coisas antigas e de coisas úteis. De coisas antigas, a propósito, me lembro de um axioma interessante que ainda não perdeu sua validade; os antigos romanos já diziam: "Mens sana in corpore sano" (uma mente sã em um corpo são). Significa que devemos cuidar das duas partes, isto é, a saúde do nosso corpo físico e também da saúde mental.
A saúde do nosso corpo, acho que sabemos cuidar direitinho, quando muito, somos ajudados de outras formas: alimentação, medicina, exercícios, etc. O mesmo não acontece com a saúde mental. Esta pode também adoecer e enfraquecer de outra forma. Primeiro, temos que ter uma noção da complexidade do cérebro (da nossa mente). O cérebro é um verdadeiro mundo de capacidades infinitas, desde que seja bem cuidado. É um mundo cheio d segredos insondáveis que cabe dentro de um pequeno espaço do corpo humano.
Podemos comparar o cérebro como s fosse um computador. Comparação forçada, porque o cérebro ´muito mais do que um simples PC; é um verdadeiro milagre, de funcionamento incrível. Michelangelo (pintor famoso), disse uma frase interessante: "Um homem pinta com seu cérebro, não com as mãos". Um computador é carregado com informações ou dados que já existem, e só processa esses dados de acordo com a nossa manipulação. O cérebro também é formado com milhares de informações ao longo do tempo, afinal, ninguém nasce sabendo. Porém o cérebro é criativo, muito além da nossa compreensão. De onde vem essa criatividade? Vem de uma mente sã (saudável em plena extensão da palavra).
Um computador funciona conectado a uma font de energia (eletricidade). O cérebro também funciona por estar conectado a uma energia que veem do cosmo, do espaço, difícil de entender, e que podemos chamar simplesmente d energia cósmica, ou então de Deus. Cham como quiser, porque o resultado é o mesmo. Somos um corpo mente. É necessário exercitar o corpo e também a mente . Como exercitar a mente? Não é difícil; é preciso ler, meditar (orar), refletir, estudar. Basicamente, são estas as providências para manter a mente sadia. Mas, é preciso fazer isso sempre, assim como cuidamos do nosso corpo.
Um computador precisa de uma manutenção técnica periódica, ou poderá danificar-se. A mente humana, que está dentro do nosso cérebro também precisa de uma manutenção regular ou sofrerá perda lamentáveis. Essa manutenção da mente é feita através dos nossos pensamentos (bons ou maus). Para isto existe um livro, que podemos chamá-lo até de "Manual do Bom Pensamento", mas na verdade nada mais é do que a nossa Bíblia Sagrada.
Deve haver também outros livros bons, mas, eu particularmente prefiro esta nossa Bíblia Cristã. Nesse livro está escrito: "Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus penamentos". (Provérbios, 4, 23). Cuide pois da sua saúde mental, lendo bons livros. (Bons livros mesmo), e não seja preguiçoso (a). Lembre-se da frase: "Mens sana in corpore sano"
Nenhum comentário:
Postar um comentário