VE
c

RENASCER

 

            Dia desses, um amigo passa-quatrense, Floramante Gíglio, me enviou um vídeo tragicômico, ou seja, sobre acontecimentos trágicos e cômicos.  Claro que esse vídeo não conta uma estória verídica, mas retrata muito bem uma realidade.  Pensei, pensei, e falei para mim mesmo: - vou escrever uma crônica falando dessa realidade como sói ocorrer. 

            Nossa existência neste mundo, começa assim: a gente nasce, cresce com desejos de ser alguém na vida, ter uma profissão, além de outros sonhos, e ao final, alcançamos o nosso objetivo.  Em rápido resumo, minha vida também foi assim.  Bem, até aqui, nenhuma novidade.  Isso acontece com todas as pessoas, particularmente com todos os homens.  Mas não, há controvérsias, como dizia um comediante da TV.

            Existem homens, que ficam somente com o nascimento carnal.  É verdade, crescem no corpo, mas ficam com o cordão umbilical sempre ligado de onde veio.  São verdadeiros parasitas dependentes da mãe e do pai.  Não renasceram para si mesmos. Sendo assim, são incapazes de tomar decisões; decisões de HOMENS, em plena extensão da palavra. 

            Os preguiçosos vivem assim, mas depois será tarde, pois o tempo passa acumulando frustrações. É preciso renascer, não apenas uma vez, mas quantas vezes for necessário.  Eu mesmo, renasci muitas vezes, e neste sentido, quero dizer que temos que aprender com nossos erros, nossos fracassos, e diante desses tropeços, devemos "dar a volta por cima, sacudir a poeira", como dizia Beth Carvalho, em uma de suas músicas.  É assim que aprendemos viver e vencer na vida. 

            Claro que não somos todos iguais, alguns são mais fortunados outros menos, mas todos temos que vencer obstáculos, ou então seremos um fracasso!  Pessoas rotuladas de filhinho de papai, filhinho de mamãe, são pessoas que não foram capazes de renascer.  Vivem a sua vida na dependência de alguém (pai e mãe), ou então resolvem enveredar para outras formas de vida nada exemplar (ilegalidades), que não lhes darão segurança nem cidadania digna.  Serão sempre mal vistos. 

            Existem pessoas assim, acomodadas, buscando vida fácil.  Alguns são taxados de vagabundos, quando seu currículo é duvidoso.  Nem é preciso nomeá-los, porque estão em evidência nas redes sociais, nos acontecimentos pelos bastidores, apesar de serem protegidos pela mídia podre;  por aqueles jornais fartos em "fake News", que buscam "tapar o sol com a peneira", como popularmente se diz.  Enfim, a mentira se esconde, mas deixa o rabo de fora. 

            Desde os tempos bíblicos já existiam pessoas assim.  Jesus alertava: "É necessário nascer de novo" (João, 3.3).  Um homem, chamado Nicodemos, questionou Jesus: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, por ventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer de novo?"  (Pergunta idiota)

            Jesus respondeu:  "Na verdade, eu digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.  O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito".  Jesus falava empregando metáforas, no modo de falar.  Certas palavras bíblicas, não devem ser interpretadas literalmente, mas é preciso compreender o sentido figurado. 

            Portanto, renascer significa uma atitude, uma mudança radical na vida se for necessário.  Espírito de luta.  Basta observar as pessoas bem sucedidas:  eles enfrentaram dificuldades, os desafios, são corajosos, não são covardes.  São homens de verdade, não são corruptos, nem ladrões e nem vagabundos.  E acima de tudo entregam suas vidas a Deus, e por isso vencem o mal, vencem até o demônio que sempre quer destruir tudo.  Conselho aos jovens:  saibam o que é RENASCER. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM