Fala-se muito hoje em dia, sobre Tradição Judaico Cristã, ou Moral Judaico Cristã. Esse termo, Judaico Cristão, tem fundamento, mas para melhor entendimento, é preciso fazer uma breve retrospectiva na história antiga, desde o Império Romano. A origem desses termos, como o próprio nome sugere, são as religiões do judaísmo e do cristianismo. Vamos então recordar um pouco de História, que é muito interessante e enriquece o nosso conhecimento.
... Naqueles tempos bíblicos, antes de Cristo, o povo Judeu em Jerusalém vivia sob o domínio do Império Romano. O povo judeu vivia sob uma grande opressão, tendo que pagar altos impostos ao imperador. Mas, aquele povo assim oprimido tinha uma esperança, pois havia uma profecia que Deus mandaria um Salvador da Pátria para eles, os judeus.
A profecia se cumpriu, com a vinda de Jesus, o Messias. Mas, a maioria do povo judeu não aceitou Jesus como o Salvador prometido. "Ele Veio para junto dos seus, mas os seus não o receberam" (João, 1:11). Por que? Eles esperavam alguém, tipo um guerreiro que os conduzisse a uma guerra para acabar com a dominação do Império Romano sobre suas terras, sua Pátria.
Para decepção dos judeus, Jesus não pregava a guerra, mas sim a Paz. Jesus queria liberta-los da ignorância espiritual em que viviam, a mercê daqueles "sacerdotes" corruptos da época, que além de coniventes com o poderio romano, também oprimiam o povo judeu pelos dogmas e leis religiosas primitivas (ultrapassadas), que vinham desde o tempo de Moisés (lei do Talião), monopolizadas por aqueles sacerdotes que se faziam "donos da verdade" para atender a interesses pessoais.
Podemos dizer, em relação ao Império Romano, e também àqueles sacerdotes, que Jesus era visto como um anarquista, pois contrariava os interesses dos maiores poderes vigentes naquela época: o político e o religioso. E Jesus foi então condenado por essas duas forças.
Poucas pessoas entenderam as mensagens e o objetivo de Jesus. A maioria dos judeus não o aceitou como seu Messias (Salvador), e até hoje, nesta Era moderna, século 21 em que estamos, os judeus ortodoxos (conservadores), ainda esperam por seus suposto e "utópico" Messias. Hoje, em Israel a maioria da população pratica o judaísmo como religião. Os cultos são realizados em templos denominados sinagogas. Não aceitam o Novo Testamento. Aceitam apenas o Antigo Testamento.
Todavia, os ensinamentos de Jesus foram tão maravilhosos para aqueles que entenderam sua mensagem de amor e de fé, que os mesmos se encarregaram de propagar essa doutrina pela Europa e pelo Oriente, e os europeus trouxeram então o Cristianismo para as Américas.
Bem, este é um breve resumo para que possamos seguir em frente e entender estes tempos modernos. Dessas Histórias bíblicas, tanto do Antigo como do Novo Testamento, surgiu essa chamada Civilização Ocidental Judaico Cristã, amplamente comentada por anticomunistas, antiglobalistas, incluindo também o nosso presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.
Algo interessante, é que existe um livro intitulado "A História da Mitologia Judaico Cristã", do autor Sacha Calmon, que pode ser encontrado nas livrarias, creio. Esse autor destaca em seu livro, que o Direito e a Ética que hoje conhecemos, derivam da religião, daí a disciplina do comportamento humano. "A religião é a mãe do Direito". As religiões também trabalham para obter comportamentos desejáveis e coibir os indesejáveis.
Realmente, neste contexto podemos entender melhor aquelas leis que já conhecemos: Não Matar, Não Roubar, Não Mentir, Honrar Pai e Mãe, etc., provenientes também das leis de amor ao próximo. Tudo isso e muito mais, são valores da religião, seja do Judaísmo ou do Cristianismo. Estes valores, servem também como estímulo para que possamos entender o valor de uma prática religiosa.
Entendemos também, que o globalismo/comunismo ameaçam estes tempos modernos, e estes milenares valores judaico-cristão são um obstáculo ao Anticristo Apocalíptico, representado por esse nefasto sistema político, o comunismo.
FINALIZANDO:
Particularmente, minha religião é Jesus Cristo. Minha religião é amar a Deus através do amor ao próximo, como Jesus ensinava. Mas, existem religiões hoje, que são mascaradas, ou seja, prometem curas de doenças, prometem salvação aos seus seguidores, a qualquer preço, prometem exorcismo do demônio, enfim, são embustes, na verdade.
Eu gostaria que a minha religião fosse a religião de todos, pois entendo que o verdadeiro e único libertador é Jesus. Uma religião de verdade, não usa (em vão) o nome de Deus para negócios e mentiras. Jesus dizia: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade do meu Pai que está nos céus" (Mateus 7, 21).
Obrigado Deus, a vida é um aprendizado sem fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário