VE
c

PROBLEMAS

Certo dia, eu estava sem ânimo e sem inspiração para escrever uma crônica, como habitualmente gosto de fazer. Eu precisava apenas de um "Tema" para desenvolver com palavras um texto para o meu Blog. As ferramentas que uso para minhas redações, são apenas palavras. Mas, escrever o que, ante a minha inércia daquele dia? Sobre que assunto? Eu disse para mim mesmo: - Estou com um baita problema! Eureka! É isso! "Problema!" De repente um "insight" iluminou minha mente. Até o meu desânimo, desapareceu... Vou falar sobre nossos "problemas".
"Problema", é algo tão comum, tão comum que aparece todos os dias! A nossa vida é uma solução de problemas! Ninguém vive sem problemas, sejam estes grandes ou pequenos! No passado, eu já tive muitos e muitos problemas, e ainda hoje os tenho! Problemas precisam existir para que possamos administrar a nossa vida. Reflita sobre isso... Se você perder seus documentos por um descuido qualquer, por exemplo, esse problema você terá que resolver, e isto fará com que você tome mais cuidado futuramente, não é verdade?
Vou contar um caso, que por sinal, foi o maior problema que eu tive em certa ocasião da minha vida. Vou expor meu próprio exemplo. Foi quando eu era ainda jovem, procurando um emprego. Isto foi por volta de 1970. Eu procurava uma colocação nas Grandes Industrias de Resende-RJ, mas nada! Não haviam vagas. Cada industria que eu visitava, a resposta era sempre a mesma: "- não há vaga!"
Resolovi então, ser menos exigente, e procurei uma vaga nos supermercados, ocupação como caixa, demonstrador, qualquer coisa, mas mesmo assim, nada! Também não havia vaga disponível no quadro de empregados. Procurei nas lojas, como vendedor, mas também não tive êxito, porque eu não tinha experiência como vendedor.
Para resumir minha "Via Crucis", finalmente encontrei um emprego: foi numa Empresa de Ônibus, como cobrador, para receber um salário nada atraente, mas, devido a minha necessidade, aceitei. Trabalhei com afinco, fazendo horas extras com boa vontade. Eu não fazia questão de folgas, eu trabalhava ininterruptamente de segunda a segunda-feira. Enfim, foi assim que conquistei a simpatia do dono da Empresa, e então fui promovido por mérito. A partir dali, fui melhorando de vida, à custo de vencer ainda muitos problemas, como estudar à noite, mas sem tempo para estudar durante o dia.
Afinal, quem somos nós, ou quanto importante somos? A vida é simples, e por isso mesmo é uma solução, e não um problema. A complicação depende de nós. Na realidade, nós mesmos é que resolvemos nossos problemas. Nem Deus vai nos ajudar, se não partir da nossa iniciativa, da nossa vontade de trabalhar, de estudar, de progredir.
Eu falava da dificuldade nos tempos idos, para conseguir um emprego. Hoje em dia, em pleno século vinte e um, as pessoas também reclamam da falta de emprego. Mas, isso nunca foi diferente. Há muitas décadas, quando eu era ainda criança, já ouviamos essa ladainha: "emprego não está fácil". Como exemplo, contei minha própria história, ainda que bem resumida. Problemas ou dificuldades sempre existiram e continuarão existindo!
Hoje em dia, temos outro problema, aliás, um "problemão", chamado de Corona Virus. Mas, até mesmo esse dilema que todos vivem e conhecem, tem solução. Basta seguir as orientações que não se cansam de propagandear por aí; vacinas, remédios, tratamentos, etc. Vamos vencer também esse problema, aparentemente novato em nosso mundo.
Doenças terríveis, pestes e semelhantes temores existem desde os tempos de Cristo, mas Jesus já dizia mais ou menos assim: "Calma, não vos preocupeis. O dia de amanhã terá suas próprias preocupações. A cada dia Basta o seu problema" (Mateus, 6:34). Moral da estória: nada de amontoar dificuldades, obstáculos, complicações. Todos nós temos PROBLEMAS.
FRASE DE WALT DISNEY, o maior gênio da animação: "Todas as adversidades que eu tive na minha vida, todos os meus problemas e obstáculos, fortaleceram-me... Você pode não se dar conta quando isso acontece, mas um chute nos dentes pode ser a melhor coisa do mundo para você" (Walt Disney)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM