- Inicio
-
Veja
- Apresentação
- Amigos
- pASSA qUATRO
- Crônicas e Blogs
- A LISTA
- SAUDADES DE PASSA QUATRO
- A Estoria do Zé Créto
- PRECIOSISMO
- MINHAS CRÔNICAS
- A Revolução de 32
- FORMANDOS 1966
- EXPERIÊNCIAS INSÓLITAS
- A Emocionante estória de Geremy
- PROMETEU
- Mitologia Moderna
- TESEU E O MINOTAURO
- ANFITRIÃO
- PANDORA
- PENÉPOLE
- O Cavalo e o Mosquito
- Pagando Cofrinho
- Canção de um homem só
- O Caos na Educação
- Filologia e Linguística
- Vamos fazer as pazes com o vernáculo
- NEOLOGISMO
- METONÍMIA
- METÁFORA
- Crônica de uma palavra só
- Item30
- Crônicas1
- O Prefeito
- Grupo Escolar
- Julinha
- José e Maria
- Pe. Domingos
- Pe. Michel
- Quase seminarista
- Latim
- Lingua Portuguesa
- O Coió
- GINASIO SÃO MIGUEL
- UM DIA AZIAGO
- VAMOS COMPARTILHAR?
- FIGURAS DE LINGUAGEM
- CONVERSA MOLE
- O Silêncio dos Inocentes
- A Estrela de Davi
- Nossos Irmãos, os Animais
- Eu Sou
- A Bíblia Sagrada
- ODALISCAS
- ADEUS BOEMIA
- LER LIVROS
- JUVENTUDE TRESLOUCADA
- O SABOR DO AMOR
- Nossa Vida Nossa Prece
- Crônicas2
- Veio para junto dos seus
- Causos
- Incoerências
- Para rir ou chorar
- Gafites
- cAUSOS DE POLICIA
- Papai Noel Estressado
- Genitália Processual
- Errado pra cachorro
- Jokes
- ASTROLOGIA
- REENCARNAÇÃO
- O EGO
- VIDA APÓS A MORTE
- NOBLESSE OBLIGE
- ARROGÂNCIA
- HUMILDADE
- FAMÍLIA
- História x Estória
- A PALAVRA OCULTA
- Dia de Ação de Graças
- O Saudosista
- AMÉRICA
- ECOS DO PASSADO
- IDIOTAS ÚTEIS E INÚTEIS
- CIÊNCIA DOS ASTROS
- Crônicas3
- Civismo
- À La Page
- Handicap
- Ler é preciso
- Coração Genuflexo
- Discurso Político
- Moda Caipira
- A vida em filosofia
- Pescador Amador
- Lembranças de Natal
- Deus, o Diabo, a Nova Era
- O Sermão da Montanha
- Olhai as Aves do Céu
- O Universo
- A Intrépida Nova Era
- Revivendo a História
- Já raiou a liberdade
- Ser Professor
- Gafes Coloquiais
- Amor Amar Amoral
- Nada de Confusão na Linguagem
- CINZAS DO PASSADO
- UM WEEKEND COM VOCÊ
- DEUS E OS HOMENS
- Crônicas4
- Siegessäule
- Fogão a lenha
- Previsão do tempo
- Cruz na beira da estrada
- O monge e o escorpião
- Pare de fumar
- Assombração
- Novo Aeon
- A Era de Aquário
- O Cristo
- Nossos Valores
- Somos Cristãos
- Três em Um
- A Oração
- Leis da Natureza
- Fragmentos Místicos
- O ELO PERDIDO
- DEUS É AMOR
- O BRASIL NA ONU
- AMÁLGAMA
- A Morte não existe
- UMA LONGA VIAGEM
- O DIABO VESTE PRADA
- OS DEZ MANDAMENTOS
- LINGUA ASSASSINA
- A VIDA É BELA
- O SOM DO CORAÇÃO
- HISTÓRIAS SE REPETEM
- Por quem os Sinos dobram
- O MÊS DE ABRIL
- Crônicas5
- Malhação do Judas
- Nós acreditamos em Deus
- Apelidos
- Conhece-te a ti mesmo
- Estória de uma cadelinha
- Pato ou Galinha?
- Teseus e Minotauros
- Dicas de Português
- Boutique de Artesanato
- Natureza
- Vocações Sacerdotais
- Jaqueline
- Santuarios
- Padre Paulo e o Socialismo
- Espíritos da Natureza
- Falácias e Falatórios
- A Aura Humana
- O Mistério da Vida
- MINHA IGREJA
- O Livro Sagrado
- Os Livros Bíblicos
- Mundo Moderno, é Preciso Entender
- A PRÁTICA DA ORAÇÃO
- EXERCÍCIO MENTAL
- Item32
- Item33
- Item34
- Item35
- Item36
AUTOCRÍTICA
Uma das frases mais famosas da História antiga é: "conhece-te a ti mesmo". Algumas correntes filosóficas dizem que essa frase foi dita por Sócrates, outros dizem que foi Pitágoras. Não importa quem seja o verdadeiro autor para o que me interessa neste momento. Hoje, vou escrever sobre mim mesmo e interpretar essa frase dentro do meu próprio contexto.
Meus amigos e outras pessoas, podem me ver de alguma forma, podem me elogiar ou podem me criticar à vontade, mas eu me vejo por mim mesmo. Reconheço meus erros, já errei muitas vezes nesta vida, porém "Inveja", é um defeito que nunca tive. E também não saio por aí esnobando minhas virtudes. Não tenho uma aparência bem humorada, isto é, sou um pouco calado, não falo de meus assuntos que considero privados. Às vezes, perco meu humor completamente, por pequenos motivos. Mas nesse caso, eu fico preocupado comigo mesmo. Não gosto de perder minha capacidade de sorrir, mesmo que momentaneamente. Afinal, eu também sei sorrir, e prefiro estar sempre de bem com a vida.
Muitas vezes eu critico o materialismo doentio de outras pessoas, porque não tenho esse defeito por natureza da minha própria vida. No entanto, às vezes meus aborrecimentos envolvem coisas materiais, mas trata-se de outro nível, ou seja, incidentes sem muita importância. Mesmo assim trato de me confessar diretamente a Deus, que está dentro de nós, e falo com Ele sobre as minhas falhas. Acredite se quiser, mas é verdade, falo com Deus em minhas orações.
Em outras situações, às vezes eu mesmo me consolo, porque vejo pessoas que andam nas ruas, ou em diferentes "estradas da vida" (formas de viver), aparentando bastante preocupação, talvez com seus problemas. Isso me dá um pouco de alívio, pois entendo que não sou o único pecador na seara dos fatos terrenos que nos afligem. Resumindo: eu me considero uma pessoas normal, procuro fazer o meu melhor, mas não sirvo de exemplo para ninguém. Entendam...
Em decorrência desse pequeno sumário, eu observo as pessoas, isto é, como elas reagem às tantas circunstâncias da vida. Procuro uma identificação com alguém mas não encontro, as pessoas são muito diferentes umas das outras. Eu percebo, por exemplo, que muitos ricaços não são muito alegres; talvez porque estão voltados para si mesmo, sua vida, seus lucros, suas posses e sua importância. A gargalhada "forçada" desses abastados só acontece depois de alguns tragos ostentando suas bebidas prediletas. Muitos desses ricaços (não são todos), em sua vida contidiana, demonstram ser uma pessoa preocupada com suas "negociatas".
Particularmente, não sofro desse "mal" que acabei de "desenhar" com palavras. Não tenho grandes posses, mas tenho liberdade. Tenho liberdade, e tenho também bons amigos, bons contator. Tenho amigos que são permanentes, ainda que a vida vá criando distâncias (lonjuras) entre nós. Na Bíblia está escrito: "Quem tem um amigo, descobriu um tesouro" (Eclesiastes 6: 14-17).
Procuro afastar de mim, tudo aquilo que não me interessa. Ainda que eu não tenha um bom humor espontâneo, o meu humor está dentro de mim, de pessoa livre que sou. Sou livre da escravidão material, das amarras sociais e pessoais. Isso é ter um sentido de humor, não explícito, mas dentro de mim mesmo. Com a devida vênia, sei me expressar em momentos oportunos.
Eu amo a vida, amo também coisas materiais sim, é bom que se diga, mas não tenho apego doentio por nada. Não há dinheiro no mundo que pague minha liberdade de espírito. Esse é o resultado de quem é livre e ama a própria vida. Sou livre, e vivo a manifestar meus pensamentos em minhas crônicas dissertativas habituais; essa é, da mesma forma, a minha liberdade.
O "amor" que faz as pessoas ficarem carrancudas, não é amor. É paixão, é dominação, é sofrimento. O amor que não liberta o espírito, é doentio, é egocêntrico. Basta um pouco de reflexão para que possamos entender isso, e até mesmo identificar alguns exemplos.
Disse uma escritora, não me lembro o nome, que "tudo o que pensamos tem um sentido" (achei essa frase genial), então, vamos pensar o seguinte: quem de fato vive o amor, possui humor energético, espontâneo, é uma pessoa muito agradável. Isso é muito profundo, só quem posui esse dom, persuade o nosso coração. Confesso que sinto uma "dor de cotovelo", mas no bom sentido, vendo pessoas que emanam esse amor e esse humor espontâneo. Eu reconheço que sou bastante reservado neste sentido, no entanto, me esforço para vencer minhas limitações. Cristão que sou, e com fé na minha liturgia, busco um consolo nas Sagradas Escrituras.
Em Mateus 13:14, está escrito: "O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá escondido e, cheio de alegria, vai e vende tudo o que possui e compra aquele campo".
INTERPRETAÇÃO: o texto acima, foi dito por Jesus em seus ensinamentos. Ele faz uma nítida comparação. Ele ensinava por meio de parábolas (estórias fictícias), que passavem uma mensagem de sabedoria. Então, qual foi a mensagem contida nessa estória? Jesus não quis dizer que devemos comprar nossa salvação, já que o Céu é comparado a um tesouro escondido. Não, o entendimento não é esse. O preço da nossa salvação é seguir os seus ensinamentos de amor ao próximo, e não nos apegarmos ao materialismo.
Acho que esse conselho bíblico deve ser adequado principalmente para aqueles ricaços, que se preocupam demasiadamente com seu próprio ego e suas riquezas. Mas, as palavras do sábio versículo não precisam ser levadas a sério, a ponto de vender todos os seus bens materiais. É preciso entender essas parábolas dentro do contexto da época. Basta praticar os ensinamentos de Jesus, praticar Deus na vida. Significa não ser materialista e sim, merecer um tesouro, entenda-se "o reino dos céus" (que está dentro de nós mesmos).
Isso não é difícilo de entender. Talvez o que seja difícil de seguir, são os ensinamentos de Jesus, e ter de fato uma fé religiosa. Seja como for, "chova ou faça sol", basta fazer como eu; faça uma reflexão, uma AUTOCRÍTICA.
PENSAMENTOS:
Pensamento Bíblico:Provérbios 27:9; "Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade".
"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta de uma espada (William Shakespeare).
"Difícil é ganhar um amigo em uma hora, fácil é perde-lo em um minuto" (Provérbio Chinês).
"Aproveite muito, ame muito, abrace muito, porque uma hora, tudo acaba" (Ewerton Único)
"Na vida, não queira ser melhor que ninguém. Seja o melhor para alguém" (Rafael Souza)
"A vida está difícil. Mas estou levando, e Deus está me ajudando". (Face book)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Figuras de Linguagem, como todos sabem, são expressões no modo de falar ou escrever, que nós empregamos para tornar o nosso l...
-
Esta crônica, é para acrescentar um pouco de humor aos meus trabalhos mais sérios. Vamos lá: você sabe o que é "Amálgam...
-
Neologismo, como o próprio nome sugere, significa algo novo. Trata-se de palavras novas, ou palavras antigas com um sentido ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário