VE
c

UM MINUTO

Certa vez, conversando com o Padre Francisco de Paula, em Passa Quatro-MG, eu confessava à ele, minhas dúvidas sobre a nossa vida religiosa. Ele já havia ensinado sobreesse assunto, em sala de aula no Ginásio São Miguel, onde eu estudava. Mas, com sua boa vontade, ele repetiu para mim: "Tudo o que você quiser saber sobre a nossa vida, poderá procurar na Bíblia"...
- Mas, professor, às vezes eu não entendo, pois a escrita bíblica é muito confusa, certos versículos são difíceis de interpretar... E o professor, bondosamente me respondeu: - Quando você não compreender, pode me perguntar que eu te explico. E assim, por diversas vezes, eu tive boas aulas (particulares), bondosas e satisfatórias do meu mestre e confessor, padre Francisco.
Eu idealizei algumas perguntas e respostas comuns, pensando em quem tiver interesse neste assunto. É rapidinho, levará apenas um minuto: PERGUNTA: Você acredita em Deus? RESPOSTA: Acredito, e sempre faço minhas orações.
PERGUNTA: Porque você acredita? RESPOSTA: Porque tive um mestre religioso que me ensinou e me convenceu, e porque conheço um pouco sobre a Bíblia.
PERGUNTA: Você já leu toda a Bíblia? RESPOSTA: Confesso que não li a Bíblia de "capa a capa", mas li bastante, e ainda estou lendo sempre que posso, pouco a pouco.
PERGUNTA: O que faz você acreditar em Deus, lendo a Bíblia? RESPOSTA: Acredito pela sabedoria que a Bíblia nos passa. Somente uma sabedoria divina poderia inspirar os escribas dos livros que compõem a Bíblia.
PERGUNTA: O que mais de interessante tem a Bíblia: RESPOSTA: Eu me encontro no que lá está escrito. Quando lemos a Bíblia, ela está repleta de histórias. Conta histórias de reis e seus reinados; reis sábios, reis insatos, reis malvados e reis virtuosos. Fala de reis derrotados e outras histórias. É preciso entender que cada um desses reis e outros personagens, são na verdade o "homem comum": somos nós mesmos. A Bíblia é o livro do homem, da sua história de ontem e de hoje. Às vezes somos um "rei", um político, outras vezes um pecador, um comerciante, um ladrão ou um mendigo. Como "reis" (figuradamente), somos absolutos em nosso "reinado". Foi Jesus quem nos alertou: "O reino de Deus está dentro de nós".
PERGUNTA: Por que a Bíblia é um livro sagrado? RESPOSTA: Bem, primeiro, porque a SabedoriaDivina é a autora. Depois, porque foi escrita há milhares de anos e seguirá sendo a nossa "bússola" (nosso livro) por todos os séculos dos séculos futuros. Nunca ninguém escreveu um livro assim, com validade eterna. Somente o dom do Espírito Santo. Históriacamente, a Bíblia tem sido a inspiração religiosa de toda a raça humana. MINUTO FINAL: se alguém levou em conta estas palavras, significa que aprender algo importante do Pe. Francisco em apenas UM MINUTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM