VE
c

HISTÓRIAS SE REPETEM

"Gerações de homens, irmãos, tios, primos, todos nós fazemos parte da mesma história, que só se repete". Esta máxima refere-se a um filme intitulado "Dias Sem Fim", um drama da Netflix. Bem, esta frase apenas corrobora um fato que "vamos trazer à baila", como dizia o artista comediante Patropi. Mas, antes de trazer à tona os acontecimentos mais importantes do momento, vou transcrever uma outra frase:
"Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes" (Marcos 8:15). Esta frase foi Jesus quem falou, mas o seu significado e suas palavras se encaixam perfeitamente para o momento atual, inclusive os personagens. Vamos observar, passo a passo.
Quem era Herodes? Acho que todos os cristãos ou todos nós, já ouvimos contar histórias dessa figura. Vamos relembrar: Herodes, remonta aos tempos do nascimento de Cristo. Ele era o rei da Judeia; era uma pessoa sanguinária e odiado pelo povo. Ele entrou para a História, principalmente por ordenar aos soldados, a morte de todas as crianças, na tentativa de exterminar Jeus Cristo, quando recém-nascido, e que era esperado pelos Judeus, como o futuro rei de Israel. Ah, mas Herodes não admitia alguém que ameaçava seu trono.
Uma história muito parecida aconteceu aquino Brasil, quando "alguém" mandou matar Bolsonaro com uma facada, para que ele não se tornasse um Presidente da República! Mas, assim como Jesus, o nosso Jair Bolsonaro escapou dessa sanguinária tentativa. Naqueles tempos bíblicos, o mandante do atentado foi Herodes, e aqui no Brasil o mandante ainda não foi desmascarado, mas, há suspeitas. Deve ser uma "reencarnação" de Herodes.
Na frase de Jesus, ele falava em "fermento de Herodes". O que ele queria dizer? Bem, Jesus falava sempre em metáforas ou analogias, e naquele tempo, "fermento" entendia-se à perversidade de Herodes, a sua canalhice, sua maldade sanguinária, etc. Se fosse hoje, diríamos que Herodes era o chefe de uma organização criminosa. Será que isto nos diz alguma coisa?
É de se observar o que um professor (Pe. Francisco) me ensinou... A Bíblia está cheia de histórias de reis e seus reinos; reis sábios, reis malvados e reis virtuosos. A Bíblia fala de reis derrotados e outras histórias. É preciso entender que cada um desses personagens são na verdade o homem comum, somos nós mesmos. A Biblia é o livro do homem, da sua história de ontem e de hoje. Às vezes somos um "rei", um político, um ladrão, um pecador, um honesto ou um mendigo, em todos os sentidos.
Como "reis" (figurativamente), somos absolutos em nosso "reinado", isto é, em nossa conduta. Foi Jesus que nos ensinou: "O reino de Deus está dentro de nós". (a nossa crença em Deus). Pode ser que não consigamos nos encontrar como personagens ou coadjuvantes nas hoistórias bíblicas, mas lá estamos sim, numa semelhante encarnação, participando do nosso reinado (ou não), que Jesus nos alertou. Acreditem, é verdade, as HISTÓRIAS SE REPETEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM