VE
c

A LÍNGUA

"Cumpre falar com simplicidade as ideias complicadas com sutilezas das ideias simples" (Jean Cocteau). É verdade, eu também gosto de dar vida às letras, com minhas ideias. Mas, certa vez, eu estava com a "cabeça nas nuvens", ou seja, me faltava inspiração para escrever. Gosto de registrar meus "lanpejos" por meio da escrita. Escrever para mim, é como prosear com amigos. Mas, eu estava desalentado, minha vontade era desabafar verdades sobre certas pessoas, mas não, eu não poderia fazer isso, falácias não valem à pena, vale mais deixar pra lá... Quem nunca ficou sem assunto em algum momento inesperado?
Eu passei por um momento desses. Um momento inesperado, por fazer uso de uma rede social! Imaginem! Isso acontece quando publicamos um vídeo na rede, e alguém que você conhece, faz um comentário escrito e desagradável do seu vídeo. É como se estivéssemos ouvindo a fala sarcástica do indivíduo. Eu sei que o comentário é livre para qualquer um, mas às vezes também temos nossos momentos e nos aborrecemos. Aconteceu comigo.
Ato contínuo, eu me lembrei de uma lição que certa vez um saudoso professor (Pe. Francisco) me ensinou: "Quando alguém o chatear, pare, pense e reze. A providência sempre vem ao nosso auxílio". De fato, eu me acalmei lendo algumas palavras bíblicas aleatoriamente. E por casualidade, me deparei com uma página do Apóstolo Tiago. Li suas palavras e me pareceu que esse abençoado apóstolo entendeu meus pensamentos e me explicou o que estava acontecendo comigo. Ah! Que maravilha! Não me contive e copiei suas palavras! Parece que foram escritas para os dias atuais. Segue o que ele disse em seus fersículos:
APOSTOLO TIAGO, Capítulo 3, versículos 5 - 11 (NOVO TESTAMENTO): "(5) Assim, a língua é uma coisa pequena, mas que prejuizo imenso pode provocar! Uma grande floresta pode incendiar-se por meio de uma centelhapequenina. (6) E a lingua é uma chama de fogo. Está cheia de maldade e envenena todos os membros do corpo. E é o próprio inferno que ateia fogo à língua, que pode transformar toda a nossa vida numa chama de destruição. (7) Os homenstêm domesticado, ou podem domesticar, qualquer espécie de animal ou ave que tem vida, e qualquer espécie de serpente ou de peixe. (8) Mas nenhum ser humano pode domar a língua. Ela está sempre pronta a expelir seu veneno mortífero. (9) Umas vezes, a língua dá louvores ao nosso Pai celestial, e outras ela rompe em maldições contra os homens que são feitos à semelhança de Deus. (10) E assim a bênção e a maldição vêm brotando da mesma boca. Queridos irmãos, é evidente que isso não está certo! (11) Por ventura a fonte faz jorrar pelo mesmo orifício, água doce e água amarga?". (Ofereço essas ricas palavras bíblicas aos meus amigos queridos).
Essas palavras, foram para mim um bálsamo. Lendo essas palavras, uma, duas ou mais vezes, parecem atuais. Eu li, e posso dizer que entendi: há quem usa a língua para bendizer e abençoar. Mas, há também quem usa a língua para desfazer, maldizer. Resumindo: quantas línguas benditas existem, mas quantas línguas inúteis também.
A língua em questão, pode ser falada ou escrita, tanto faz. A língua obedece o que vem da cabeça, do nosso cérebro, da nossa alma, isso também é um fato. Além de toda a sabedoria do apóstolo Tiago, Jesus Cristo também disse em um de seus momentos: "Que o vosso falar seja sim-sim, não, não, pois o que passa daí, vem do Malígno". Essas palavras do Tiago e de Jesus, querem dizer que devemos falar sim, no entanto, devemos também dominar a LÍNGUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM