VE
c

MEU PROFESSOR

Hoje, por alguns instantes, eu fiquei imaginando... Eu tive bons momentos na vida, mas muitos acontecimentos de outrora, estão quase apagados. Mesmo assim, ainda tenho boas lembranças que pretendo perpetua-las. Vou revelar o que ainda me lembro. Talvez não todas as lembranças, mas pouco a pouco eu saberei "decifra-las" e as lembrarei para quem interessar possa. Por favor, entendam minhas palavras. Minha maior lembrança foi quando eu era aluno do Ginásio São Miguel em Passa Quatro-MG. Esse educandário era dirigido por padres da Congregação Belo Ramo. Eu e meus colegas tínhamos competentes professores, padres da congrenação Betharram. Padres abnegados para todas as matérias. As matérias eram definidas pelo Mistério da Educação (MEC).
Sem embargo, para um educandário dirigido por padres católicos, não poderia faltar a Religião como matéria de ensino. Mas, a religião era apenas um ensinamento natural, e não era considerado uma pedagogia de reprovação escolar. Em cada série que íamos alcançando, tínhamos um professor de religião. Entre outros professores para todas as matérias, vou relembrar apenas de um, do ensino religioso. Esse professor chamava-se Francisco, ou respeitosamente, Padre Francisco de Paula.
Vou direto ao ponto. Como bom aluno católico (pelo menos eu tentava), fui confessar "tete-a-tete" com meu padre e professor Francisco de Paula. Confessei a ele vários pecados que me pesavam na mente. Não me lembro exatamente das minhas traquinagens praticadas naquele tempo, mas eu me lembro até hoje, da lição que bondosamente recebi do meu confessor. Vou falar com minhas palavras, o que ele me ensinou, me aconselhando como aliviar meus pecados... Todos nós, precisamos de perdão. Tanto precisamos do perdão de Deus, como das pessoas. Para tanto, precisamos perdoar também. Nunca diga: "eu nunca vou perdoar, porque eu estou com a razão!" Não, nunca diga isso. Guardar tal sentimento faz muito mal para a saúde, acredite! Quem não perdoa, vai guardando uma amargura no coração, e isso é como engolir pouco a pouco uma espécie de veneno para saúde.
Nem queira pensar no tipo de doença que você poderá atrair. Além disso, você também precisa perdoar-se a si mesmo. Você precisa libertar-se de sentimentos de culpas, ou algo parecido. Faça diariamente um exercício de perdão. Faça uma oração costumeira... Perdoe seus pais, sua família, seu professor, seus colegas de escola, seus amigos, seus vizinhos ou parentes, enfim, todas as pessoas sem distinção. Agindo assim, você terá saúde e ficará sempre feliz. Pois bem, o Padre Francisco disse mais palavras da sua liturgia, mas não me recordo exatamente. Ele também me abençoou com uma oração que também não me lembro das palavras, mas me fez muito bem. Como eu disse, estou apenas resumindo com minhas palavras, a minha lembrança de um admirável PROFESSOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM