VE
c

NARRATIVAS - TOLLE LEGE

De vez em quando, eu gosto de ficar pensando na vida. Pensar na vida, é refletir sobre o passado ou presente, ou até mesmo no futuro. Penso não só na minha vida, como também tenho lembranças de antigamente envolvendo outras pessoas. Muitas pessoas em certos momentos, gostam de contar suas narrativas. Falam sobre a família, sobre o trabalho, ou contam suas peripécias, enfim, assuntos não falam. Eu tenho uma dessas narrativas para conttar. Eu me lembro que certa vez, na minha terra, em Minas Gerais, com conhecido mineiro (meu conhecido), falava com seu vizinho. Vou narrar esse fato. É uma breve narrativa. O mineiro falava com seu vizinho. O seu vizinho possuia um pedaço de terra de onde tirava o seu sustenso. Falava então o mineiro: "Meu amigo! Você é uma ótima pessoa! Você trata bem a todos, que bom que você é meu vizinho, meu amigo. É agradável estar em sua companhia, conversar e trabaslhar com você! Sua terra está bem cuidada! Você entende de cuidar de jardim e de horta! Você tem o prazer de uma boa colheita. Desejo que você ganhe muito dinheiro e que sua terra sempre possa produzir bem!".
UMA EXPLICAÇÃO: essa narrativa do mineiro, é fictícia, mas não é imaginação minha. Não, eu vou explicar... Ao longo da minha vida no interior de Minas Gerais, eu ouvia narrativas como essas. Era costume daqueles mineiros interioranos. Apenas o linguajar dos mineiros sertanejos era muito simples, um jeito marcante de se expressar, como por exemplo: "Você é mineiro? - Uai, cumé qui sê sabe?"; "Procevê", "Vamo proseá um cadim?"; "Pega aquele trem ali prá mim?" "Pica a mula: e por aí vai. Estou apenas tentando lembrar palavras como essas. Era assim mesmo. Depois, mudei de cidade, mudei de Estado. Mudei completamente a minha vida. Nunca mais ouvi palavras caipiras ou palavras de elogios como daqueles mineiros de "antonte". Bem, entendo que agora eu estou em outro lugar, outros costumes, outro clima, onde tenho que me acostumar. Mas, mesmo assim, eu penso que todas as pessoas que trabalham, seja como for, necessitam de apoio. Se o patrão elogiar um trabalhador, se for uma pessoa de bem.
"Pessoa de bem" Ah! Isso já é outra história! Eu já ouvi essa expressão várias vezes nestes tempos modernos. "Pessoa de Bem"... O dicionário vai dizer que se trata de "pessoa de boa índole", mas pelo que ouvi dizer, trata-se de politicagem, ou seja, pessoas ávidas tentando criar identificação com seus potenciais eleitores. O "cidadão de bem", virou produto comercial na política. Mas, como diz o mineiro: "Sartei de banda", "Nóis vota, mais num gosta de politicaje". Quem quiser saber mais sobre "Pessoa de bem", eu digo: Tolle, lege! Pegue um Jornal ou então assista a TV da Rede Globo. Para quem não sabe, "Tolle lege" é uma frase em latim que significa "Pegue e leia!", Essa palavra foi dita por Santo Agostinho, que ouviu uma voz misteriosa durante a sua conversão ao Cristianismo. Eu não sei, mas deve ser uma frase milagrosa, dita por um Santo que ouviu uma voz de alguéminvisível. Outra frase atribuida ao Santo Agostinho, também é bonita: "A verdade e Deus devem ser buscados na alma, e não no mundo exterios". TOLLE, LEGE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM