VE
c

NEOLOGISMO


Guilherme Köhn

          Neologismo, como o próprio nome sugere, significa algo novo.  Trata-se de palavras novas, ou palavras antigas com um sentido novo.  Talvez este assunto não seja novidade para ninguém, ou pelo menos para aqueles que tenham conhecimento da nossa Língua Portuguesa.


          Mas, é sempre bom recordar aquilo que às vezes possa ter caído no esquecimento, ou então, reviver nossas lembranças escolares.  Aliás, é o que eu também estou fazendo no momento desta crônica dissertativa, sem me aprofundar demasiadamente em desdobramentos gramaticais.

          Eu quero apenas, desenvolver uma conversa descontraída sobre este assunto, o neologismo.  Em várias oportunidades, eu sempre declarei o meu amor pela nossa "Língua Pátria", mas às vezes, eu também tenho dúvidas linguísticas.  Certa vez, me deparei por exemplo, com uma frase: "Deputado do PT de Minas Gerais convida Juiz para participar de um evento "Lula 2018", e leva MITADA jurídica". A princípio, estranhei o termo utilizado, "MITADA".

          Não obstante tenha me causado estranheza, esse termo é muito utilizado nas redes sociais. MITADA, procede de MITAR, transformar em MITO, isto é, fazer um comentário de forma engraçada ou de forma inteligente.  Essa palavra, MITADA, é uma gíria, ainda não aparece nos dicionários, porque foi criada recentemente a partir de um substantivo masculino: MITO.  Tal como foi criada, ou inventada, podemos considerar essa palavra como sendo um neologismo, ou seja, palavra nova derivada de outra já existente.

           Para entender melhor o que é o neologismo, é preciso ter em mente, que a nossa língua portuguesa não é um fenômeno estático;  ela é dinâmica, está sempre evoluindo, e constantemente necessitando de novos termos, sejam "estrangeirismos" incorporados ao nosso idioma, sejam de neologismos (palavras novas), que surgem naturalmente pela nossa carência de expressões.

          O neologismo passa a ser parte do léxico da língua, quando é dicionarizado e admitido na linguagem padrão.  Enquanto isso não acontece, trata-se de uma gíria.  Vou contar um caso prático para exemplificar essa questão.  Antes porém, o que seria o léxico de uma língua?  Resposta: "É todo o conjunto de palavras que as pessoas de uma determinada língua têm à sua disposição para expressar-se, oralmente ou por escrito.  Léxico, pode ser definido como o acervo de palavras de um determinado idioma". (Fonte: GOOGLE).  Agora sim, vamos ao nosso exemplo prático:

          ... Já faz algum tempo, por volta de 1990 / 1992, durante o governo de Fernando Collor de Mello, que o seu então ministro, chamado Rogério Magri, saiu com uma "pérola", dizendo que o plano de Previdência do Collor era "imexível".  Bem, com essa palavra, o Magri criou um neologismo, como tantos outros que surgem por aí em nosso dia a dia (palavras novas).

          Porém, essa gíria "imexível", só poderia ser incorporada ao nosso vocabulário, se não houvesse em nosso léxico, outra palavra correspondente.  Portanto no caso em apreço, havia sim, várias palavras para serem usadas, tais como:  intocável, intangível, etc.  Nossa língua portuguesa, portanto, não estava tão pobre quanto o vocabulário do ministro Magri.

          Exemplos de neologismo lexical (onde é criada uma palavra nova, com um novo conceito): 
  • Deletar (apagar);
  • Escanear (digitalizar);
  • Clicar (pressionar o botão do mouse);
  • Internetês (a língua da internet);
  • Gato (ligação elétrica clandestina);
  • Informatiquês (nicho para pessoas que lidam com informática).
          Outros neologismos (gírias) da internet:
Bjs,  vc,  xau,  vdd,  bbk,  amg, etc.

Conceito de Neologismo
Finalizando:

          É interessante notar, que na Bíblia Sagrada, não existe neologismos, ou seja, palavras classificadas como tal.  A Bíblia se resume no Amor;  amor a Deus e ao próximo.  Uma linguagem pura.  Mas fora do nosso livro Sagrado, quando estamos falando sobre a nossa religião, ou sobre a nossa crença em Deus, podemos sim, numa linguagem coloquial, usar essas palavras novas que surgem, desde que necessárias e com o devido respeito a Deus e à nossa Bíblia.  "Uma vida sem Deus, é como um barco sem leme".
Figuras de Palavra


          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM