VE
c

P A I X Ã O

Essa palavra, "paixão", pode ter vários sentidos. Mas, eu penso que tudo nesta vida deve ser feito com paixão. Por exemplo: é necessário trabalhar com paixão, ou seja, gostar do que se faz. Somente assim abter-se-á bom resultado. É verdade!
Mas, nem tudo que se diz "paixão", é verdadeiro. Muitas vezes, quem pensa no amor como paixão, não ama de verdade. Pode até ser marido e mulher. Há quem trata o seu parceiro como posse, ou seja, sente-se dono do companheiro (a). Tal tipo de paixão resulta em discórdias, culminando com a separação ou divórcio. Um matrimônio fracassado.
É preciso amar com paixão verdadeira, entregar-se ao bem da outra pessoa. Amar sendo ambos felizes. Viver reclamando da vida e dizendo certas palavras como por exemplo: "vamos mais ou menos", "vamos vivendo", isso não é paixão verdadeira. É uma paixão fria, é uma vida cheia de problemas conjugais.
Eu penso que crianças, quando bem educadas pelos pais, sabem amar de verdade. Elas amam muito mais do que um adulto. Falo isto com firmeza, porque fui criança, e experimentei esse tipo de amor e o percebi também em outras crianças.
Hoje em dia, devemos repudiar certos entendimentos políticos que desejam roubar a inocência das crianças através de ideologias e ensinamentos imorais. Políticos com falta de bom senso, dizem ser a pedofilia uma doença e não uma prática criminosa. Essas bestialidades contra crianças são denunciadas por aí, nas redes sociais. Acho que todos nós temos conhecimentos desses fatos hediondos.
Assim sendo, repito o que eu disse inicialmente: "tudo deve ser feito com paixão", não com ideologias ou politicagens nefastas. Paixão tem que ser amor verdadeiro, sentido no coração, como Deus quer, pois Deus é amor. Um amor sincero não pode ser de qualquer jeito, baseado em nosso egocentrismo. Entendam que estou expondo apenas um pensamento, meio que generalizado, mas eu entendo que cada pessoa é muito diferente. "Nem tudo é para todos".
Para que este pensamento apaixonado se torne uma realidade, temos que preservar em nosso coração aquele conhecido lema: "Deus, Pátria. Família!" Jesus Cristo nos deixou um ensinamento de como devemos viver: "É ser como os grãos de trigo que aceitam morrer para ter vida em abundância" Entender essa frase, é compreender o que seja PAIXÃO.

A LINGUAGEM DAS MÃOS

Nossas mãos são importantíssimas. Com as mãos podemos transmitir mensagens de sinais e muitas coisas mais. Pelas mãos talentosas da costureira ou modista, saem lindas peças de vestuário! As mãos honestas do profissional bancário, atendem milhares de clientes. Abençoado seja! Os lavradores ou agricultores, apesar das máquinas modernas, também fazem uso das mãos para produzir o necessário produto de consumo, ou seja, nossos alimentos. Mesmo quem não tenha esses dons profissionais mas praticam amor ao próximo, ou até mesmo amor às criaturas chamadas de “irracionais” (cachorros gatos, macacos, etc.), essas pessoas possuem uma virtude especial dada por Deus, e são abençoadas por isso; suas mãos são mágicas.
Enfim, podemos imaginar muitos exemplos. Existem mãos que se unem e rezam, que abençoam, que praticam o bem de diversas formas. Infelizmente, existe também mãos que furtam, que roubam (seja pouco ou muito), mãos que amaldiçoam ou que cometem crimes. Pessoas assim, com mãos malévolas, não praticam o bem nem para si próprio.
Mas, as mãos em si não são culpadas, se podemos falar dessa forma. As mãos obedecem o que vem da cabeça. Todo o nosso corpo pode ser utilizado para o bem ou para o mal. Nosso corpo obedece o cérebro, ou seja, a vida, o espírito (a alma). Tudo depende da grandeza da alma, do caráter da pessoa.
E assim, existem pessoas muito boas e aquelas que demonstram claramente sua maledicência. É possível perceber as mentiras das pessoas quando suas mãos são acionadas pela gesticulação dos braços. Eu já vi tais gestos, principalmente por parte de políticos. Além de gesticular o corpo, os braços, as mãos, até na fala descarregam o que têm na mente.
Mas, quem age dessa maneira, não percebe que isto é visível... É notório até mesmo aos mais incautos observadores, ou seja, não consegue dissimular totalmente sua falsidade. Nas redes sociais, ilustradas pelo Youtube, vemos muitos exemplos. Observem.
Há uma passagem bíblica no Novo Testamento (Mateus 5:30), em que Jesus disse o seguinte: “E se a tua mão direita te escandalizar, corte-a e atire-a para longe de ti, porque é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo vá para o inferno.”
Essas palavras de Jesus, não devem ser levadas ao pé da letra, isto é, cortar a mão e ficar aleijado. Não, nada disso. Jesus se fazia entender por meio parábolas, ou seja, uma narrativa alegórica que transmite uma lição de moral por meio de uma analogia.
O que Jesus quis dizer, é que a integridade da alma é a única coisa que importa. O nosso problema é entender isso, pelo menos, para muitas pessoas, mas torna-se fácil quando temos uma fé religiosa e um pouco de força de vontade. Aprimorar nossa integridade é fácil, observem que profissionais de vendas usam a linguagem corporal para passar um recado subliminar. E nós, quando temos necessidade de uma súplica a Deus, uma oração, espontaneamente elevamos nossas mãos. Significa que nos comunicamos com Deus através da LINGUAGEM DAS MÃOS.

O RENASCER

Reflexões:hoje, estou pensando na minha vida. Parece que estou nascendo, mas na verdade estou morrendo, como todos nós vamor morrer. Afinal, já vivi bastante desde o meu nascimento. Mas, é interessante. Às vezes, penso que o meu nascimento foi um privilégio, melhor dizendo, uma bênsão, pois sou fruto oriundo daqueles que já passaram por essa vida, ou seja, meus antepassados. Meus antepassados deixaram aqui a sua história. Tive a felicidade da minha vivência com meus familiares, e não fosse por estes, eu não teria também a felicidade de ver minha própria geração, que irá se estender pelas searas vindouras, ou seja, meus filhos e netos.
Por estas e outras, me considero um felizardo na minha vida. Vivi meus erros e acertos, mas tudo já passou. Hoje, tudo o que eu quero é ser coerente comigo mesmo. Não guardo ressentimentos de ninguém, nem arrependimento daquilo que eu deveria ou poderia ter sido, mas não fui. Agora, me sinto bem, consumindo minhas energias restantes. Deixo aqui, minhas reflexões em palavras escritas, que mesmo assim, o vento deverá levar.
Estou em paz com Deus e com meu espírito, ou seja, algo parecido quanto Muisés questionou suas próprias dúvidas e Deus lhe respondeu: "Vou lhe revelar o meu nome: EU SOU O QUE SOU", Pronto! Com este "insight", Moisés sentiu-se aliviado e prosseguiu sua epopeia para a qual sentia-se designado. Acho que algo assim também aconteceu comigo, considerando as devidas diferenças ou extremismos. (Moisés, como todos sabem, foi um personagem bíblico libertador dos hebreus).
Não estou me enaltecendo em louvores, por favor, não me entendam mal. Não sou único, existe uma infinidade de pessoas iguais ou melhores do que eu, protagonizando suas histórias no "Romance da Eternidade". Esse romance, é a nossa BÍBLIA, a qual foi escrita por escribas iluminados por Deus através do Espírito Santo. Afirmo francamente, que todos nós também estamos inseridos nesse livro de alvuma forma, o que o passado já viveu.
Alguém pode contestar esse "drama da vida" dizendo: - "nem todos são afortunados nesta vida, pois existem antagonestas e existem os "Jó's" (homens miseráveis) de todos os tipos, e não vamos arcar com as consequências deles". É verdade, mas devemos ter um dicernimento deste nosso mundo espiritual. Quando somos injustos ou incautos, somos culpados pelos nossos sofrimentos e vamos arcar com as consequências.
A resposta a esse questionamento está em Jesus Cristo. Ele nos dá essa resposta em João 3.3. Assim, Ele ensinava: "Em verdade, em verdade te digo: se alguém não nascer de novo, não poderáver o Reino de Deus". - Com esta passagem bíblica, Ele ensinava que temos que renascer várias vezes se necessário, de forma espiritual, e não carnal, até que consigamos um nível de entendimento o suficiente para nosso reino dos céus. Sinplificando: um esforço para mudar nosso comportamento social e religioso.
Penso que não é difícil interpretar essas palavras, todavia, é preocupante o que disse (em vídeo), Dom Henrique Soares (bispo de Palmares-PE). Observem o que ele disse: "Existe hoje, uma onda muito forte de uma Cristofobia em boa parte da sociedade. Pessoas que já não consideram mais Cristo e nem que o homem viva diante de Deus, espiritualmente.
É lamentavel, pois isso é um fato muito triste e tenebroso. Eu entendo que o cristianismo é a base cultural da sociedade, como disse também o bispo Henrique Soares. O NOSSO RENASCER só será possivel plenamente se tivermos uma fé cristã verdadeira e sentirmos a nossa paz de espírito no coração.

O ISOLAMENTO

Essa onda escabrosa, chamada Corona Virus, praticamente obrigou as pessoas a um isolamento conforme aquela sentença: "FIQUE EM CASA!". Muitas pessoas levaram isto à sério, e ficaram isoladas em casa, evitando relacionar-se com pessoas. Eu penso que um relacionamento amigável é nosso direito, e mais do que isso, é a nossa bem aventurada e sagrada liberdade. Por traz de toda essa tramoia do vírus, estão querendo nos escravizar.
Eu, particularmente, não levei muito a sério esse comportamento forçado. Até porque, a minha cidade atual (Resende) é bastantetranquila, e a população não foi obrigada a essa imposição ideológica (escravocrata), conforme notícias de outras cidades Brasil afora. Claro, temos que tomar certos cuidados, evitando uma possível carga viral desse Covid.
Falando sério, graças a Deus não somos escravos de um regime totalitário (exp. comunista), para que possam nos impor uma ordem injusta e truculenta. Ninguém se realiza como pessoa se não for capaz de um relacionamento. Somos livres! Eu não sou um ermitão, aquele que vive isolado. Ermitão? Nossa, sem querer me saiu essa palavra! Será que ainda existem pessoas assim? Ermitões! Se houver, é uma raridade.
Mas, qualquer tipo de isolamento não é normal. Na Bíblia, está escrito que Jesus recomendava: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (João 13: 34-35). Assim, de acordo com a nossa fé cristã, é impossível viver esse mandamento com isolamento. Como viver o "amai-vos" sozinho? Viver em solidão, é ser condenado ao próprio inferno. Penso que é isso mesmo que tal ideologia totalitária deseja para toda a sociedade através desse vírus fabricado em laboratório propositadamente. (É o que se ouve falar).
Neste comentário, estou sendo um pouco enfático, devido ao que está acontecendo desde o início dessa pandemia. No entanto, observando os ultimos acontecimentos, acho que o povo brasileiro já não é, tão submisso, para aceitar tudo passivamente. No dia 1º de Maio 2021, dia do trabalhador, e no dia 7 de setembro 2021, dia da Independência do Brasil, assistimos a manifestações maravilhosas, em várias partes do país, mostrando o patriotismo do povo, e o seu repúdio aos que pensam diferente. O Brasil é um país muito grande, maior que toda a Europa, e não se submeterá a uma ambição gananciosa seja de quem for.
Por oportuno, vou falar de outro assunto ligado a essa malfadada "Corona Vírus". Ao que tudo indica, essa pandemia se espalhou pelo mundo inteiro. Por que no mundo inteiro? Isso é muito estranho. Coincide com uma trama diabólica, denominada ou conhecida, como Nova Ordem Mundial. Já não é mais segredo para ninguém; trata-se de uma teoria conspiratória para dominar o mundo, após exterminação da metade da população mundial. Espero que não apareçam mais vírus por aí... ...
Obedecendo a esse isolamento, estaremos sendo testados como cordeiros trancafiados, obedientes àqueles dominadores de pessoas para seus intentos escusos. Mas, graças a Deus, não somos carneiros para sermos abatidos por algozes apocalipticos. Portanto, vamos lutar como valentes patriotas, vamos para as ruas mostrar nossa força e o nosso repúdio. NADA DE ISOLAMENTO!

QUEM SOMOS?

A Bíblia é um Livro Sagrado, porque foi escrito sob inspiração divina. Em seus inúmeros livros e capítulos, conta histórias de lutas, de guerras, e de personagens os mais diversos: desde reis virtuosos, aos corruptos e degenerados, conta histórias de pessoas de todos os "tipos" e temperamentos. Um verdadeiro Romance da Eternidade.
Podemos observar, que a Bíblia conta histórias da antiguidade, porém, guardando as devidas proporções ou ressalvas, vamos perceber que aquelas histórias são iguais ou bem parecidas às que acontecem hoje, em nosso tempo, e no futuro não será muito diferente. Histórias se repetirão enquanto perdurar nossa "eternidade". O ser humano não muda, sempre foi o mesmo desde o passado ao presente e assim será também no futuro. O nosso planeta Terra foi "feito" para ser nossa "escola de expiação". Aqui temos bons e maus alunos, e as histórias bíblicas se repetirão na "ladainha" de sempre. Cabe a cada um de nós, mudar para melhor o nosso comportamento, pois assim vamos merecer as benesses prometidas por Deus e que estão explícitas nos textos bíblicos.
Lendo a Bíblia, somos capazes de nos encontrar em suas histórias; ora somos um discípulo (seguidor) de Jesus, ora fariseus, gentios, hipócritas, virtuosos, enfim, até políticos corruptos cheios de processos jurídicos (coisa que não falta nesse mundo). Em meio a nossa população, podemos ser um estudioso, um mendigo, um rico materialista, um militante (idiota útil), enfim, muitos e muitos personagens diferentes. No meu caso, me vejo como um simples escriba sem ambições ou pretensões maiores.
Mas, afinal quem somos na verdade? A priori, todos nós somos filhos de Deus. Isto é bíblico. Está na primeira carta de João: "Veja que grande amos o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus! E de fato nós somos" (I João, 3:1). Em outro momento, em Romanos 8:16, também está escrito: "O próprio Espírito dr unr so noddo rdpírito, atentando que somos filhos de Deus!"
Isso é maravilhoso, e muitas vezes não atentamos para a importância e a obrigação que deveríamos ter para com nosso Pai Celestial. Não se preocupe, isso é muito comum, até mesmo um filósofo grego da antiquidade (Platão), já dizia: "os olhos do espírito só começam a ser penetrantes quando os do corpo principial a enfraquecedr".
Isto significa que em algum momento da nossa vida, vamos atinar que devemos ser tementes a Deus. Ser temente a Deus, não significa ter medo, e sim, respeitar, reverenciar ao nosso Pai Celestial. Será que alguém já parou para pensar de onde vem toda a nossa energia? Uma vibração divina que nos dá uma inteligência? Pense nisso.
Bem por outro lado, deveríamos perguntar: "O QUE SOMOS NÓS?" - Não gosto de criticar, mas grande parte das pessoas, são preguiçosas para ler. Pouquíssicas pessoas leem, e não percebem que temos uma mente de capacidade infinita; cabe uma Bíblia inteira dentro da nossa mente, mas poucos leem. Nossa mente á uma dádiva de Deus. Não se compara a um computador, pois nosso cérebro é tão pequeno! Somos matéria. Ninguém sabe de onde vem a energia que regula o nosso corpo! - Vem de Deus, mas ninguém se dispõe a pensar nesse mistério. É bom conhecer pelo menos um pouco da Bíblia, cuja sabedoria nos revela de fato, QUEM SOMOS.

O APOIO

Todos nós precisamos de um apoio para nossa vivência. Que tipo de apoio? Alguém poderá perguntar. É simples, necessitamos de uma orientação escolar ou religiosa, apoio de alguém, seja marido ou mulher, companheiro ou companheira, até mesmo de amigos. A propósito, este é um bom motivo para nossa reflexão em momentos de ócio (repouso).
Podemos entender que esse tipo de força, ou seja, ajuda de um apoio,é como um combustivel que movimenta um carro. Um simples elogio é um apoio, é um incentivo. Como é bom ouvir uma frase de incentivo, não é mesmo?
O presidente da república, Jair Bolsonaro, é odiado por uma caterva de esquerdopatas, mas é amado pela maioria dos brasileiros, conscientes, pessoas de bem. No Facebook,podemos encontrar inúmeras manifestações de apoio ao nosso presidente, como por exemplo: "fechados com Bolsonaro rumo a 2022"; "Parabéns presidente Bolsonaro, o Brasil de ama!; "Queira você ou não, Bolsonaro será reeleito"; "Eu apoio o presidente Bolsonaro"; "Parabéns, Capitão!" O Melhor presidente da História do Brfasil!
Foi através de um apoio maciço do povo ao Bolsonaro, que ele venceu as elleições de 2018. Além disso, acho que Bolsonaro também teve um apoio de Deus, pois não conseguiram eliminá-lo mediante um atentado à sua vida, não conseguiram vence-lo nos votos, apesar de suspeitas a possíveisw fraudes nas urnas eletrônicas, premeditadas por parte de seus aponentes.
A nossa Bíblia Sagrada é um livro sábio, pois a sabedoria divina é a autora. Observem o que está escrito: "Estejam vigilantes, manten ham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes" (I Coríntios 16:13). "Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca deixará, nunca os abandonará." (Deuteronômio 31: 6).
Não é sem motivo que Bolsonaro adota o slogan: BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS (dos justos e dos injustos, como está na Bíblia). Deus está ao lado de Bolsonaro.

A MELHOR IDADE

Quando se fala em “Melhor Idade” a primeira coisa que vem à cabeça é uma fase da vida, que se inicia aos 60 anos em diante. Sim, é fato, mas não importa a idade, o simples fato de estar vivo é um privilégio. Viver muitos anos, é uma graça de Deus. Mas, eu não vou dissertar sobre uma fala estereotipada, ou seja, padronizada, focando somente nos idosos. Minha reflexão, vem do meu coração, e vale para todas as idades.
A meu ver, não existe uma idade melhor que a outra. Para uma criança, é uma idade abençoada. Ser jovem, também é uma plenitude. Uma pessoa jovem, é capaz de fazer coisas que “até Deus duvida!” Eu já fui jovem e sei o que é isso. São aventuras incríveis e inesquecíveis. Ser adulto, é desfrutar a intensidade de todos os sonhos, realizados ou por realizar. Ser idoso é uma recompensa de quem muito sonhou e ainda está disposto a sonhar.
Estou resumindo uma visão plena de todas as idades, mas sem entrar em detalhes minuciosos. A nossa idade presente, seja qual for, nada mais é do que a soma dos anos passados. Guardamos dentro de nós, toda a nossa vivencia. Essa “bagagem” do passado fica guardada em um lugar secreto em nossa mente. A maioria das pessoas considera isso como privacidade. É correto, é justo, é direito de cada um.
Um dos melhores momentos da nossa vida são aqueles em que comemoramos cada ano, ou seja, o nosso aniversário. Por que? A idade é o termômetro da vida, e a “temperatura oscilante” dos nossos “ânimos”, tende a se estabilizar com o passar dos anos. É bonito viver muitos anos. Mas o melhor mesmo, é viver qualitativamente os anos da nossa idade. Não devemos ficar contando o tempo, mas apenas festejar. Eventualmente, eu mesmo digo aos amigos que não faço mais aniversário (brincadeirinha).
E agora, vamos ver o que diz o Altíssimo: A palavra de Deus diz que as pessoas mais velhas (idosas) devem ser honradas e respeitadas. A sabedoria vem com a idade, e com o passar dos anos aprendemos muita coisa, até mesmo uma psicologia natural para perceber com um simples olhar, o que vai nas atitudes dos jovens. Infelizmente hoje em dia, a juventude não está “ligada” a estes conceitos. Vale a pena observar palavras de sabedoria:
“Com os idosos está a sabedoria e na abundância de dias o entendimento” (Jó 12:12) “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando o pão” (Salmos 37: 25) “O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e obtém-se mediante uma vida justa” (Provérbios 16, 31)
Este texto que você está lendo, são palavras, são reflexões simples, mas retratam fragmentos da minha própria vida (quiçá da sua vida também). Assim sendo, vejo este mundo bem diferente dos tempos áureos da minha juventude. Observo os jovens de agora, suas atitudes resilientes, ou às vezes ignóbeis, mas não quero menospreza-los. A modernidade é outro mundo, eu reconheço. É o mundo da tecnologia que encanta e resolve quase tudo.
Sim, quase tudo materialmente, pois existem valores que só podem ser praticados por nós mesmos, individualmente; o respeito, o amor, a caridade, a fé cristã, e tantas outras abstrações. Esses valores, irão resultar na “colheita daquilo que semeamos”. Concomitantemente, a nossa Bíblia Sagrada nos adverte com muitas profecias terríveis, para os tempos que se aproximam. Mas, como diz o versículo 2 Pedro 3.8: “Um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia”.
FINALIZANDO: Nada de pânico, mais vale a nossa fé cristã. Deus é espírito, que está em nós se o buscarmos. Eu me esforço para não ficar “desanimado”, pois quero acreditar que todos nós temos condições de perseverar em nossos valores para que possamos viver satisfatoriamente a nossa MELHOR IDADE.

FALO POR MIM