VE
c

O INTANGÍVEL

 

            "Intangível", talvez não seja um título ideal para esta dissertação, porque sugere algo que não se pode tocar, ou então pode parecer mal colocado no seu contexto geral.  Mas eu vou manter esse nome mesmo assim, pois foi uma ideia que me veio repentinamente.  Visto que vou tratar de fatos visionários relacionados à nossa vida, servirá também para estimular o cérebro para uma reflexão.  Pois bem, "let's get down a Story" (vamos direto a uma história): ... ... certa vez perguntaram a um estudioso de ciências humanas, chamado Enéas Carneiro, se ele era ateu.  Ele respondeu:

            "NÃO!  De forma alguma, ser ateu é coisa de jovem, eu vou explicar porque não sou ateu.  Eu passei a vida toda estudando, desde 8 anos, e agora tenho 67.  Até hoje, não consegui encontrar nada que me convencesse de que não existe o Arquiteto do Universo.  A filosofia marxista é belíssima, dizendo que o Universo é matéria em movimento.  Concordo plenamente.  Só que a filosofia marxista não diz se é apenas matéria em movimento. 

            Que é matéria em movimento eu não tenho dúvida.  Mas eu não encontrei ninguém que me desse uma explicação plausível.  Eu olho para esse Universo, que é físico, químico, biológico, sociológico, psicológico e outras energias mais...  Eu vejo nesse Universo, uma complexidade estarrecedora!  Nada é simples, tudo é extremamente complexo, e eu me curvo diante de uma vontade suprema:  eu creio em Deus.

            Vou deixar bem claro, para não haver dúvida:  não me perguntem o que é Deus.  Eu não sou teólogo, mas eu creio em Deus, como uma força motora do universo.  Vou esclarecer de onde vem a minha convicção de Deus.  Ao longo desta vida, eu estudei medicina, ciências exatas, matemática e física.  Depois, por minha conta estudei ciências humanas.  Consequentemente, ao longo dessa trajetória sempre admirei cada vez mais a criação. 

            Eu não consigo entender;  o Universo com tanta perfeição, tanto a nível macrocósmico e microcósmico, sem que haja uma mente prodigiosa por trás.  Quando eu vejo uma gota d'água, uma folha de árvore, a beleza e complexidade de um olho humano, enfim, quando eu olho para a natureza, é sempre com um olhar de criança.  Eu espero morrer com esse olhar de admiração, eu me curvo diante dessa coisa extraordinária, que para mim tem um nome, é Deus".  (Palavras de Enéas Carneiro).


            O Dr. Enéas, nos deu uma ideia resumida quanto à sua visão sobre o Universo, além de outros detalhes menores mas de igual importância.  Ele justificou também, com muita propriedade a sua crença em Deus.  Aproveitando o embalo, vamos dar sequência a mais informações "intangíveis";  vou transcrever as palavras de um cientista chamado Antonio Donato Nobre, graduado em Agronomia e mestre em Biologia Tropical no Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia.  Ele disponibilizou um vídeo no Youtube, intitulado "Um novo olhar sobre a vida na Terra", em Novembro 2019.

            Vou apresentar apenas um "extrato", ou seja, apenas um trecho de suas palavras que foram objeto de suas pesquisas.  Trata-se de algo muito surpreendente.  Caso este assunto interessar, pesquisem no Youtube para obter a explanação completa.  Vale a pena ver na íntegra.  Segue o texto:

            "O corpo humano, tem trilhões de células.  Cada célula tem cem trilhões de átomos.  Dentro de uma célula, tem 23 mil genes.  (O gene é uma molécula de DNA).  Agora, estão fazendo um mapeamento das proteínas, codificadas por esses genes;  92 mil proteínas.  Ainda estão descobrindo novas proteínas.  Essa magnitude é de tamanha complexidade, que é parecido com as dimensões com que os astrônomos lidam. 

            O ser humano pode ser comparado com uma "galáxia ambulante" de sistema celular.  Observe que não é sistema solar, e sim celulares.  Nós somos uma galáxia, como disse um pesquisador chamado Hermes Goethe.  Recordando William Shakespeare:  "Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia".  Agora, os pesquisadores estão mostrando que existe um amor incondicional na Natureza.

            Incondicional, é a linha mestra do funcionamento do sistema natural.  É como cuidar do próximo.  Quando surge o egoísmo no sistema, tem alguma coisa que não está funcionando direito. Um exemplo:  Nós temos aproximadamente 37 trilhões de células individuais no nosso corpo.  Mais outras tantas 50 trilhões de células procarióticas, que são bactérias que vivem no nosso micro bioma (micróbios), principalmente no aparelho digestivo.

            Essa Galáxia de sistemas celulares ambulantes que é p corpo humano, funciona de maneira colaborativa absoluta, porque se alguma célula do corpo resolver não colaborar mais, isso tem um nome, e essa célula quando não colabora mais ela é um foco de estudo da medicina chamada Oncologia, porque é um tumor".  (Palavras de Antônio D. Nobre, 2019). 


            Bem, este assunto do cientista Antonio Donato Nobre, é longo e ainda mais complexo, por isso a minha sugestão para que pesquisem no Youtube, para obter a explanação completa.  Mas, acho que estes breves conceitos intangíveis, nos servem para um raciocínio teológico, de que existe uma causa fundamental para toda essa complexidade.  Afinal, como dizia Voltaire:  "Ex nihilo nihil fit";  nada surge do nada. 

            Eu me sinto como dizia o filósofo Descartes: "penso, logo, existo".  Mas, esse Descartes é muito antigo, hoje em dia a ciência é muito avançada.  Antigo para mim, só Deus, pois ele é, sempre foi e sempre será eterno.  O nosso Criador é tão antigo, que quase caiu no esquecimento.  Ma, a ciência moderna está redescobrindo a existência de Deus, e sendo assim, acho que por via de consequência, estaremos valorizando também os ensinamentos da nossa Bíblia Sagrada. 

"Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor" . (1.Jo. 4,8)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM