VE
c

UM DEDO DE PROSA

Eu me lembro quando criança, eu estudava em Passa Quatro-MG, no Grupo escolar Presidente Roosevelt. Lembro também, das minhas professoras, Da. Isaura, Da. Guiomar, Da. Adelaide, Da. Marisa, e me lembro também de muitos colegas mininos e meninas. Nos dias de provas, as professoras pediam com entecedência que os alunos trouxessem consigo uma folha de papel almaço (duas folhas de caderno, grandes e unidas, sem encardenação). Papel almaço de preço irrisório naquela época, todas as crianças podiam comprar. Ao lado do Grupo Escolar, havia uma loja conhecida como do Zé Barateiro. Essa loja vendia uma variedade de coisas: bebidas, doces, e também cadernos, lápis, inclusive o papel almaço. Tudo muito barato, daí, talvez a loja apelidada de Barateiro. Bem, este é apenas um pequeno resumo de uma lembrança da minha vida.
Às vezes, temos saudade do tempo que passou. Nosso tempo de criança, realmente era um tempo bonitoe saudoso. Mas, o dia de hoje é muito melhor do que "ontem". Nossa vida existe para que possamos progredir. Não devemos dizer que o antigamente era melhor, que "eu gostaria de voltar ao passado"... Não, isso é saudosismo, um pouco exagerado. Temos que valorizar a nossa realidade hoje. Acho que todos nós entendemos isso. Mas, às vezes é bom pensar um pouco, não é mesmo? - Pensar o que? Alguém pergunta... - Eu respondo: Pensar na morte! Mas não é para asssustar ninguém, e sim para pensar... A morte, vagarosamente vai nos mostrando seus sinais. A gente não deseja, mas o corpo vai indo, cansa e envelhece. Nossos passos já não são mais rápidos... Nossos problemas, nossas doenças são sinais alertando a nossa vida. Não estou preocupado com a morte, mas com a vida. Temos que nos prevenir.
Hoje, não somos mais o que éramos outrora. Antigamente, éramos uma fonte de água, ou talvez um pequeno córrego (modo de falar). Hoje, somos um rio bem grande em rumo do mar... E alguém novamente contesta: - Rumo ao mar? Então somos maior e mais bonitos... - Esse alguém fala comigo, mas é com intuito de pilhéria... - Eu respondo: sim, realmente tem algo de bom sim! Estaremos caminhando para a nossa "ressureição", como disse Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11: 25-26).
A propósito, observem também o que disse o filósofo grego, Pitágoras: "A alma nunca morre, mas recomeça uma nova vida, muda de domecílio, tomando uma outra forma. Quanto a mim, já fui Euforbes, no tempo da guerra de Tróia e lembro-me perfeitamente bem do meu nome e dos meus pais, bem como fui morto em combate com o rei de Esparta... Mas embora vivendo em vários corpos, a alma é sempre a mesma, pois muda a forma." (Pitágoras 572 - 492 a. C.)
Para finalizar, mais um dedinho de prosa: - Sabemos que a nossa Terra faz parte de um galáxia, e que essa galáxia possui bilhões de estrelas (sois) e bilhões de planetas orbitando essas estrelas. Além desta nossa galáxia, existem bilhões de outras galáxias. Tudo isso é maravilhoso para nossa imaginação. Podemos imaginar que essas trilhões de estrelas, planetas e galáxias, não existem por acaso, ou simplesmente para "enfeitar" o céu (espaço infinito) Oh, não! Tudo tem sua razão para existir. "Vertitatis simplex orátio" (A verdade dispensa enfeites). Deus é quem sabe.
Muito bem, aí está alguns comentários para o nosso pensamento. Quem não entender, ou não concordar com este pensamento, diga o que pensa, e escreva também um DEDO DE PROSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM