VE
c

COLÓQUIO FILOSÓFICO

Quando eu ainda estava no curso primário, no Grupo Escolar Presidente Roosevelt, em Passa Quatro, minha professora, Da. Adelaide, ensinava: "existem muitas espécies de animais. Nós também pertencemos ao reino animal, porém somos diferentes porque somos humanos, que a ciência chama de 'Homo sapiens', que significa 'homem sábio'. Esse nome, é para dizer que somos diferentes dos outros animais". Bem, era mais ou menos assim que a professora ensinavaaos alunos. Eu me lembro direitinho daquela saudosa professora.
Muito bem, então vamos observar como se comporta um animal e como se comporta um homem (Homo sapiens). Os animais, de um modo geral, olham na terra. Raramente olham para cima. "O que mais observamos nos animais, é que eles não usam palavras, eles usam sentimentos" (frase de Chico Xavier). Porém, nós homens (ou mulheres), somos feitos para olhar para cima. Esse olhar, é para admirar o infinito, ou seja, o maravilhoso e fantástico panorama do universo. O que vemos no espaço do universo, está em movimento, são milhões ou trilhões de estrelas que formam a nossa galáxia! São também astros ou planetas, que os homens (astrônomos) descobrem e os batizam com um nome (júpiter, saturno, urano, etc.) e estes astros celestes, não provocam trombadas entre si, não precisam de nossos cuidados.
Olhar para o céu, ou seja, para o espaço celeste e admirá-lo, é uma prerrogativa do ser humano, e não dos animais. Olhar para o "céu", é sentir-se mais do que uma simples matéria! É admirar o Universo infinito! É admirar o Universo infinito! É saber que o céu sem limites é também o nosso destino futuramente, pois assim disse Jesus: "Existem muitas moradas na casa do meu pai, e Eu vou preparar algumas para vocês. Quando tudo estiver pronto, então Eu virei buscar todos para que possam sempre estar comigo, onde eu estiver. Se não fosseassim, Eu lhes diria, e vocês sabem aonde Eu vou e como chegar até lá. - Não, nós não sabemos, disse o discípulo Tomé: não temos nem ideia de qual é o lugar para onde o Senhor vai; portanto, como podemos saber o caminho? Jesus respondeu: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar até o Pai, a não ser por Mim". (João, 14-2,3-6). E assimo que Jesus quis dizer, é que a casa do Pai (Deus) é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço9 infinito...
Existem milhares de galáxias nesse infinito espaço sideral. Mas, em uma noite escura, quando olhamos para a nossa maravilhosa galáxia, podemos entender que aquelas "estrelas" cintilantes e planetas, não estão ali apenas para enfeitar o céu! Trata-se da nossa futura morada, como disse Jesus. Vamos pensar nisso, e para finalizar, dedico esta rápida palastra, este colóquio filosófico, ou melhor, um bocado de prosa, dedico aos meus amigos e amigas que tenham no coração, uma simpatia às palavras bíblicas, principalmente no Novo Testamento, ou seja, a história de Jesus Cristo. Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM