VE
c

SAUDADES DE PASSA QUATRO


Sul de Minas

          Passa Quatro, é uma cidade situada no Sul de Minas Gerais, onde o clima sempre foi de uma temperatura mais baixa (mesmo no verão), propiciando assim a procura desta cidade pelos veranistas das regiões mais quentes, como por exemplo, do Rio de Janeiro.  Passa Quatro sempre foi uma cidade bonita e agradável de se viver.


          Estou usando uma linguagem voltada para um tempo passado, porque hoje me encontro ausente de Passa Quatro, onde passei toda a minha infância e adolescência.  Hoje distante, guardo muitas lembranças daquelas riquezas culturais e naturais da cidade, mas que outrora, eu não sabia avaliar, afinal, tudo nos parecia muito natural.

          Foi preciso que eu tivesse outras experiências além do que eu próprio imaginava, e assim pudesse adquirir uma bagagem de conhecimentos longe do meu rincão.  Mas agora, apesar de mais experiente, e de sentir saudades, já não tem sentido que eu volte a abraçar a minha cidade tão querida.  Não que seja impossível, mas a razão me impede de fazer isso.

          Minha vida agora está ligada a muitas razões que, contrariadas, me causariam complicações maiores. Não posso arrancar minhas raízes fixadas em uma nova vida que agora estou vivendo.  Não devo fazer isso, todavia, posso continuar enaltecendo minha bem aventurada Passa Quatro, e me sentir feliz pelos amigos que tenho, os quais ainda vivem nessa bela e bucólica cidade de Passa Quatro.

          Posso continuar admirando os arredores de Passa Quatro, onde reina um clima de uma temperatura amena, propícia ao cultivo de uvas das mais diversas qualidades.  Já houve outrora, uma fabricação de vinho, do então pioneiro nesse ramo lá em Passa Quatro, o Afonso Lopes de Almeida. (Esta é apenas uma lembrança histórica entre muitas outras, de Passa Quatro).  A propósito, a Industria do Conhecimento Cultural de Passa Quatro, tem um acervo dessas copiosas lembranças.

          Eu sempre falo também, com muito orgulho, que Passa Quatro foi o meu berço cultural, onde desfrutei de excelentes professoras e professores, desde o Grupo Escolar Presidente Roosevelt, até o Ginásio São Miguel (meus colegas contemporâneos que o digam, e atestem o que estou dizendo).

          Mas houve um momento em que, por motivos "imperiosos", tive que deixar Passa Quatro e me transferir para outra cidade, no caso, para Resende, cidade conhecida pela AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), e aqui em Resende, no prosseguimento dos meus estudos, também tive excelentes professores (todos militares), tanto na Escola de Comércio como na AEDB, Associação Educacional Dom Bosco.

          Mas quase não conto estórias destes excelentes educandários, porque meu coração sempre esteve inclinado a uma tendência comparativa na dedicação dos mestres, e neste particular, meus valores de Passa Quatro estavam sempre em primeiro lugar.

          Não estou dizendo que este quadro de docentes de Resende não eram dedicados, mas eles eram mais duros, por assim dizer, dureza talvez, proveniente de um treinamento militar.  Aqui, nestas disciplinas rígidas, funcionava da seguinte maneira: ou você sabe ou não sabe. Dureza.  Mas, eu bem que gostaria de ter ingressado em uma Escola preparatória militar, mas esse não foi o meu destino.

          Bem, o meu saudosismo comparativo como eu estava dizendo, é apenas uma questão de sensibilidade interior.  Quem sabe o que é isto, saberá me compreender.  Outro aspecto muito importante, que eu enalteço, foi a minha educação religiosa (desde o Catecismo da Igreja Matriz, no Grupo Escolar, e no Ginásio São Miguel, colégio dirigido por padres da Congregação Belo Ramo).

          Isto não poderia ter sido em lugar melhor do que Passa Quatro, pelas condições oferecidas naquele tempo.  A Religião era uma disciplina curricular nas escolas.  Infelizmente, essa matéria que tanto ajudava em nossa formação espiritual, foi abolida.  Passa Quatro foi assim, o meu berço religioso também, cujos ensinamentos ainda estão gravados na minha memória.  Não posso imaginar como teria sido minha vida se não os tivesse recebido.  Tenho pois, muito a enaltecer por ter vivido uma parte da minha vida em Passa Quatro-MG. SAUDADES.
= = = = = = = =

(OBS.- faço uma dedicatória desta minha crônica, à minha amiga daqueles tempos aqui mencionados, Ângela Marcondes)
= = = = = = = =


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM