VE
c

NARRATIVAS - TOLLE LEGE

De vez em quando, eu gosto de ficar pensando na vida. Pensar na vida, é refletir sobre o passado ou presente, ou até mesmo no futuro. Penso não só na minha vida, como também tenho lembranças de antigamente envolvendo outras pessoas. Muitas pessoas em certos momentos, gostam de contar suas narrativas. Falam sobre a família, sobre o trabalho, ou contam suas peripécias, enfim, assuntos não falam. Eu tenho uma dessas narrativas para conttar. Eu me lembro que certa vez, na minha terra, em Minas Gerais, com conhecido mineiro (meu conhecido), falava com seu vizinho. Vou narrar esse fato. É uma breve narrativa. O mineiro falava com seu vizinho. O seu vizinho possuia um pedaço de terra de onde tirava o seu sustenso. Falava então o mineiro: "Meu amigo! Você é uma ótima pessoa! Você trata bem a todos, que bom que você é meu vizinho, meu amigo. É agradável estar em sua companhia, conversar e trabaslhar com você! Sua terra está bem cuidada! Você entende de cuidar de jardim e de horta! Você tem o prazer de uma boa colheita. Desejo que você ganhe muito dinheiro e que sua terra sempre possa produzir bem!".
UMA EXPLICAÇÃO: essa narrativa do mineiro, é fictícia, mas não é imaginação minha. Não, eu vou explicar... Ao longo da minha vida no interior de Minas Gerais, eu ouvia narrativas como essas. Era costume daqueles mineiros interioranos. Apenas o linguajar dos mineiros sertanejos era muito simples, um jeito marcante de se expressar, como por exemplo: "Você é mineiro? - Uai, cumé qui sê sabe?"; "Procevê", "Vamo proseá um cadim?"; "Pega aquele trem ali prá mim?" "Pica a mula: e por aí vai. Estou apenas tentando lembrar palavras como essas. Era assim mesmo. Depois, mudei de cidade, mudei de Estado. Mudei completamente a minha vida. Nunca mais ouvi palavras caipiras ou palavras de elogios como daqueles mineiros de "antonte". Bem, entendo que agora eu estou em outro lugar, outros costumes, outro clima, onde tenho que me acostumar. Mas, mesmo assim, eu penso que todas as pessoas que trabalham, seja como for, necessitam de apoio. Se o patrão elogiar um trabalhador, se for uma pessoa de bem.
"Pessoa de bem" Ah! Isso já é outra história! Eu já ouvi essa expressão várias vezes nestes tempos modernos. "Pessoa de Bem"... O dicionário vai dizer que se trata de "pessoa de boa índole", mas pelo que ouvi dizer, trata-se de politicagem, ou seja, pessoas ávidas tentando criar identificação com seus potenciais eleitores. O "cidadão de bem", virou produto comercial na política. Mas, como diz o mineiro: "Sartei de banda", "Nóis vota, mais num gosta de politicaje". Quem quiser saber mais sobre "Pessoa de bem", eu digo: Tolle, lege! Pegue um Jornal ou então assista a TV da Rede Globo. Para quem não sabe, "Tolle lege" é uma frase em latim que significa "Pegue e leia!", Essa palavra foi dita por Santo Agostinho, que ouviu uma voz misteriosa durante a sua conversão ao Cristianismo. Eu não sei, mas deve ser uma frase milagrosa, dita por um Santo que ouviu uma voz de alguéminvisível. Outra frase atribuida ao Santo Agostinho, também é bonita: "A verdade e Deus devem ser buscados na alma, e não no mundo exterios". TOLLE, LEGE!

NOSSA VIDA É ASSIM MESMO

Quando éramos crianças, parecia que que nunca iríamos morrer. Mesmo que o Catecismo nos ensinasse (antigamentetíamos aulas de catecismo), não entendíamos muito bem. Vivíamos um sonho de felicidade. Penso que ainda hoje as crianças vivem uma plenitude que não pensam na morte. Está certíssimo, criança não tem que pensar como adultos. Criança tem que viver seu "Conto de Fadas", sua crença no "Papai Noel". Toda criança deveria aprender que o Papai do Céu existe e gosta de criança bem educada. Crianças são obedientes; depende da criação paterna.
Será que os pensamentos no parágrafo acima, é antiquádo? Será que hoje é tudo diferente, devido nosso moderno "modus vivendi"? Não sei,m mas eu falo daquilo que eu vivi e que ainda hoje eu acredito. Sou um pouco antigo, mas procuro entender nossa idade moderna. Eu disse que crianças não pensam em morrer, e estão certos! Morrer é pensamento para "gente grande" (adultos). Então vamos falar de nós mesmo, baseado em evidências de hoje. Eu sou da terceira idade, portanto penso no "Juizo final". - Tá malúco? - Juizo final? (Alguem me perguntou) - Está bem, acho que exagerei um pouco. Juízo final, segundo a Bíblia, será o dia em que Deus irá nos julgar por tudo que fizemos de bom e tudo que fizemos de ruím. Seria também algo parecido com Apocalipse. Mas, isso deve demorar um pouco para acontecer, embora alguns sinais já podem ser observados. - É mesmo? - Que sinais são esses?
Pois não, vamos observar alguns sinais: 1) Guerras estão dando sinais de explodir a qualquermomento. 2) Falsos profetas estão por aí, enganando pessoas, conforme Jesus havía previsto (Mateus 7:15-20). 3) Como está nossa fé em Deus? Hoje podemos perceber facilmente, o abandono da fé em Deus. 4) Hoje fala-se muito em exterminar ou diminuir a população, inclusive no mundo inteiro. Creio que isto poderá acontecer. Pesquisem. Fiquem alértas! Outros sinais indubitavelmente sugirão. Me desculpem amigos, acho que desviei um pouco o meu pensamento inicial. Comecei falanmdo de crianças e mudei para o Juízo final, que ainda está para acontecer, acreditem ou não. Mas, o meu objetivo não é preocupar alguém, isto é, ninguém, e sim alertar a todos para bons comportamentos. Penso que devemos agradar a Deus, se Nele acreditamos. Jesusdisse: "Tenham fé em Deus" (Jó 11 - 22:27).
FINALIZANDO: Sabemos que um dia vamos morrer. A Bíblia nos diz que o amor de Deus é um refúgio (Salmos 36: 7). E o que significa isso? Significa que devemos ser bons. Jesus disse que "o Reino de Deus está dentro de vós" (Lucas 17-20:21). Talvez Deus não mude a situação atual (a situação que estamos vivendo). Ele pode estar usando a situação para mudar você. A fé nos traz qualidade de vida, traz alegria, esperança e até saúde. A fé é benéfica para nossas vidas. Perguntem a uma família de formação religiosa. Perguntem se a NOSSA VIDA NÃO É ASSIM MESMO!

DROGA

Não sou um cronista perfeito, mas eu gosto de escrever. Nesta CRÔNICA DESCRITIVA, a "droga" é apenas um tema, um mote, um texto curto. Escrever, é uma forma de conversar. Faz de conta que o interlocutor está me ouvindo. Faz de conta que é um amigo. É para amigos que eu escrevo. Às vezes até pareece que ouço uma voz me revidando. Tudo bem, mas eu pretendo iniciar um diálogo saudável sobre drogas. - Nossa! Droga é saudável? - Não se assuste, amigo, de antemãos, não sou traficante nem consumidor de drogas. O cigarro também é um tipo de droga, porém mais fraco, é lícito, embora causando dependência por causa da nicotina que contém. Eu já fumei cigarro, e achava gostoso. Mas, graças a Deus, não perdi o domínio de mim mesmo. Há muitos anos que parei de fumar. Venci o vício. A propósito, me lembrei que certa vez, lendo Machado de Assis, ele dizia: "A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa apagar o caso escrito".
Parece até que esse talentoso escritor escreveu essa frase para mim. Nas "palavras escritas" da minha vida, apaguei a lousa (um quadro negro) quando abandonei o cigarro. Agora, estou escrevendo sobre outro caso de drogas perturbadoras, mas não na lousa da minha vida, e sim, em um papel sem muitas palavras, bastante simples, pois não entendo de drogas ilícitas. Sobre drogas alucinógenas, acho que todos nós já ouvimos falar: Cocaínas, Maconhas, Nicotinas, Crack e outras que nem sei os nomes. Só sei que a droga, seja lá qual for, é o que há de pior no mundo. Pessoas que estão envolvidas nessas substâncias ilícitas, são conhecidas como narcotraficantes. A palavra "Narco" deve ser também algum tipo de droga. Eu não sei.
Por que a droga é o que há de pior no mundo? - Por acaso alguém não sabe? É porque drogas causam dependência e matam. Exemplos? Elvis Presley, Michael Jackson, Cazuza e tantos outros. Esses famosos alguém conhece? Eles foram vítimas mortais das drogas. O pior é que hoje, drogas causam vícios em jovens. Estes são mais vulneráveis. É o que eu tenho a dizer, bem resumido.
Eu sempre gosto de buscar um suporte biblico para meus comentários escritos. Porém, a Bíblia não fala nada sobre drogas. Significa que naqueles tempos "religiosos" não havia drogas como atualmente "conhecemos". Mas, o que nos serve de advertência bíblica, está em Provérbios 14:12, que nos diz: "Há certos caminhos que parecem perfeitos, mas quem segue por eles, acabsrá nos caminhos da morte" Este ensinamento sagrado nos alerta que qualquer substância perigosa é uma DROGA.

FALO POR MIM